Xavier confirma a Wosgrau 17 novos leitos de UTI

Em audiência pública, no final da manhã de ontem, de que participaram o prefeito Pedro Wosgrau Filho e o deputado estadual Jocelito Canto (PTB), entre outras pessoas, o secretário de Estado da Saúde, Cláudio Murilo Xavier, anunciou a disposição do governo do Estado em instalar novos leitos de terapia intensiva em Ponta Grossa. Segundo o prefeito Pedro Wosgrau Filho, a determinação do governo do Estado deve ser cumprida “em no máximo dez dias, mas acredito que em tempo ainda menor: creio que na próxima semana a cidade já passará a contar com esses novos leitos”.De acordo com Wosgrau, durante a audiência Xavier determinou que sejam instalados mais dois leitos de terapia intensiva no Hospital Vicentino. Outros dez serão instalados na Santa Casa de Misericórdia, assim divididos: quatro de UTI neonatal e seis de UTI adulta. O Hospital Bom Jesus receberá outros cinco leitos de terapia intensiva, conforme determinou ontem o secretário Cláudio Xavier.Além dos novos leitos de terapia intensiva, o prefeito revelou que a Secretaria Estadual de Saúde também garantiu a destinação, para fazer frente às necessidades de Ponta Grossa e da região, de outras duas UTI móveis, para o transporte de pacientes com condições de suporte à vida, em caso de necessidade.Para Wosgrau Filho, essas novas determinações da Secretaria de Saúde, que ele espera ver atendidas no menor espaço de tempo possível, “demonstram que o governo do Estado é sensível às reivindicações de Ponta Grossa”, e que o governo estadual “vem contribuindo para fazer frente às imensas demandas do setor de saúde em nossa cidade”. Para ele, “a ampliação na oferta de leitos de UTI e a disponibilização de novas UTI móveis vai efetivamente contribuir para garantir atendimento dentro dos padrões necessários”, à comunidade princesina e regional. “Bem sabemos que são investimentos de vulto e que não se esgotam com a simples determinação de instalar esses novos leitos. Sua manutenção também consome recursos vultuosos, e a disposição do Estado, em atender a esse novo pleito da região, comprova a atenção que vem demonstrando para conosco”.