DIA DA BANDEIRA: alunos participam de ato cívico

Acompanhados por uma guarnição da Guarda Municipal, estudantes de diversas instituições públicas e particulares de ensino participaram no início da tarde de ontem (16), de solenidade cívica alusiva ao Dia da Bandeira, em frente a sede do governo municipal, no bairro da Ronda. Estavam representados os colégios Sant’Ana, Sagrada Família, Master, Regente Feijó, Medalha Milagrosa, Júlio Teodorico, Coronel Cláudio, Vereador Orival Carneiro Martins, Minervina França Scudlareck, Padre José Bugatti, Professora Adelaide Thomé Chamma, Catarina Miró, Professora Idália Góes, Frederico Constante Degraf, José Hoffmann, Prefeito Othon Mader e Cyro Martins.Enquanto a banda da 5a Brigada de Cavalaria Blindada executava o hino nacional, foram hasteadas as bandeiras Nacional, do Paraná e do Município. O evento foi presidido pelo vice-prefeito Rogério Bocchi Serman, e contou com a presença do comandante da 5a Brigada, general-de-brigada Aldo Bonde; os secretários municipais Liliana Tavarnaro, da Indústria e Comércio; David Montes, da Chefia de Gabinete, e ainda o presidente da Autarquia Municipal de Trânsito, Edimir José de Paula, e o da Agência Reguladora de Água e Saneamento, Ronaldo Lucas Becher. Também estava presente o comandante do 1o Batalhão de Polícia Militar, major Andrade.Representando a Secretaria Municipal de Educação, a professora Teresa Jussara Luporini, em rápida alocução, justificou a ausência da secretária Zélia Marochi – que participa de evento em Curitiba – e destacou a importância de eventos dessa natureza “para despertar o sentimento de cidadania e de identidade nacional nos alunos de Ponta Grossa.Já o vice-prefeito Rogério Serman destacou a importância do culto à bandeira, “neste momento cívico da maior importância” recomendando que “como disse o poeta, cada um cumpra com seu dever”. De acordo com Serman, é “de extrema importância”, que os brasileiros tenham na Bandeira, “seu símbolo maior”, o “sentido da brasilidade, que cada um seja o sustentáculo desse país”.Também para Serman, a Bandeira Nacional “deve dar o Norte para que todos tenham em mente a reverência ao que ela simboliza”. Para o vice-prefeito, a Bandeira deve despertar nos brasileiros o “clamor pela justiça social e mais paridade de vida para todos”.Com o intuito de despertar o culto aos símbolos nacionais, a 5a Brigada de Cavalaria Blindada e a prefeitura municipal organizaram solenidade comemorativa, na próxima segunda-feira, dia 20 de novembro, no Parque Ambiental “Governador Manoel Ribas”, a partir das 11h. Nessa ocasião, será hasteada uma bandeira do Brasil e incinerada uma bandeira inservível, simbolizando as que foram recolhidas nas escolas.