PG terá “arrastão” contra dengue no sábado

Para fazer frente à ameaça representada pela dengue, a administração municipal, através da Gerência de Controle de Zoonoses, promove neste sábado – dia nacional de combate à doença – um “arrastão” em todas as regiões da cidade em que foram encontradas larvas do mosquito aedes aegÿpti, o transmissor da dengue. O “arrastão” acontecerá nas regiões central e das vilas Ricci e Néri. Técnicos da prefeitura vão visitar casas e estabelecimentos comerciais e industriais, distribuindo informações e fazendo demonstrações de atitudes e práticas que impedem a proliferação do mosquito.Nesta sexta-feira os agentes comunitários de saúde vão concluir, por seu turno, o trabalho de orientação aos moradores das áreas em que não foram encontradas larvas do mosquito. De acordo com o veterinário Leandro Monteiro Inglês, da Gerência de Controle de Zoonoses, os agentes vão agir em suas localidades, a partir dos postos de saúde. “Ao todo” quantifica, “mais de duas centenas de agentes” passam esta sexta-feira orientando moradores das várias regiões do Estado, exclusivamente a respeito de ações preventivas.Todo cidadão que precisar de informações ou avistar o mosquito da dengue pode procurar a Gerência de Zoonoses, pelo telefone 3236-2197, para receber orientação.(Box)Informação é a melhor arma• Como identificar o mosquito da dengue:- escuro e listrado de branco- menor que um pernilongo- pica durante o dia- desenvolve-se em água parada e limpa• Como se transmite:- a dengue é uma doença viral transmitida pela picada da fêmea do mosquito Aedes Aegÿpti• Quais são os sintomas:- dor de cabeça- dor nos olhos, músculos e articulações- febre alta por um período de 5 a 7 dias- manchas avermelhadas por todo o corpo- falta de apetite- fraqueza- na forma hemorrágica, sangramentos internos e/ou em mucosas• Aparecendo os sintomas:- procure imediatamente um médico• Meios de evitar a propagação da doença- não deixe acumular água parada, mesmo limpa, em garrafas, pneus, pratos de vasos de plantas e xaxins, bacias ou copos descartáveis- deixe sempre tampadas as caixas d’água, cisternas, poços, tambores e outros depósitos de água.