Confecções - Qualificação Profissional realiza formatura e anuncia novos cursos

Foi realizada no último sábado (11), às 10 horas, no Teatro Marista Pio XII, a formatura de mais 210 alunos dos cursos de Operador de Máquinas para Costura de Peças do Vestuário, Operador de Máquinas Específicas para Costura, e Tecelagem e Confecção em Malha. Os dois primeiros cursos foram desenvolvidos em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) – Unidade de Negócios de Ponta Grossa. O curso de Tecelagem foi realizado em conjunto com o Serviço de Obras Sociais (SOS). Esses cursos são desenvolvidos por meio do Programa Municipal de Qualificação Profissional do Setor de Confecções e Vestuário, que já possibilitou a capacitação de mais de 1,2 mil pessoas. O programa prevê a formação de mão-de-obra com a finalidade de implementação de um pólo de confecções no município, a partir de proposta do prefeito Pedro Wosgrau Filho.Para o secretário municipal de Qualificação Profissional, Luiz Simão Staszczak, a formação de mais de mil pessoas para esse mercado demonstra o sucesso do programa. “Todo esse trabalho motiva a inserção no mundo do trabalho, a formação de associações e a busca da qualificação continuada”, considera.Simão anuncia que novos cursos serão lançados ainda esse ano, para a qualificação continuada dos alunos. Além disso, novas turmas dos cursos de operadores devem ser ofertadas a partir do próximo ano. Serão abertas nove turmas de um novo curso na área de Controle de Qualidade, Desenvolvimento e Produção e Cronometragem, com 100 horas de duração. Segundo o secretário, esse curso será destinado a pessoas que já têm experiência na área ou que já passaram pelos cursos de operador de máquinas de costura ou tecelagem. “Este é um módulo mais avançado para aqueles que já concluíram os cursos anteriores”, explica. Esse curso é voltado à prática produtiva e resulta de uma parceria entre a prefeitura de Ponta Grossa e o Serviço Brasileiro de Apoio à Pequena e Média Empresa – Sebrae –, e será executado pelo Senai.Também será lançado o curso Mecânica de Máquina de Costura. Este curso, aberto para a comunidade, terá 15 vagas. Com início previsto para dia 20 de novembro e conclusão em 22 de dezembro, esse curso será realizado nos turnos da manhã, tarde e noite.