PG leva prêmio nacional em gestão educacional

Por sua excelência em gestão educacional, o município de Ponta Grossa recebeu o Prêmio Nacional de Inovação em Gestão Educacional, concedido pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas, órgão do Ministério da Educação, e da União Nacional dos Secretários Municipais de Educação. O anúncio formal foi feito ontem (10) à tarde, pelo prefeito Pedro Wosgrau Filho, durante audiência de que participaram a secretária municipal de Educação, Zélia Maria Lopes Marochi, e o vice-prefeito Rogério Bocchi Serman. O prêmio, consistindo de certificado e R$ 50 000 para investimento em educação na cidade, através do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação, será entregue em solenidade marcada para dia 13 de dezembro, e presidida pelo ministro da Educação, em Brasília.A secretária Zélia Marochi explica que mais de 2 000 municipalidades se inscreveram, das quais 260 foram pré-selecionadas. Dessas, apenas 20 foram escolhidas e então submetidas a uma severa verificação do cumprimento das conquistas apontadas. Em Ponta Grossa, por exemplo, equipes do Ministério da Educação visitaram a Secretaria de Educação e inspecionaram documentos, registros e checaram indicadores, atestando a veracidade das informações prestadas. A partir dos dados coletados por essas equipes, foram escolhidos os dez vencedores, entre os quais está Ponta Grossa.Única cidade do Paraná a figurar na lista dos vencedores do Prêmio Nacional de Inovação em Gestão Educacional, Ponta Grossa apresentou um dos mais ousados programas: desempenho em gestão educacional. Segundo a secretária Zélia Marochi, foram abordados, nessa proposta, em primeiro lugar o diagnóstico da educação (na esfera municipal), em seguida as intervenções feitas nas áreas financeira, administrativa e pedagógica, e por fim os resultados alcançados.“É uma notícia importante para a educação de Ponta Grossa”, diz a secretária Zélia Marochi, para quem a premiação mostra “o reconhecimento nacional diante da seriedade com que a educação pública está sendo tratada”. Ela também considera que a premiação “serve de estímulo para os agentes continuarem trabalhando para uma educação de qualidade para todos, desatando os nós e buscando o acesso, regresso, permanência e sucesso na Educação”.Já para o prefeito Pedro Wosgrau Filho esse prêmio é “um mérito” que deve ser dividido entre a secretária de Educação e sua equipe e que é de extrema relevância para a cidade, pelo que significa no cenário nacional e pela sua representatividade.