Rede Municipal de Educação participa de Campanha Nacional de Saúde Auditiva

A Secretara Municipal de Educação participou, nesta sexta-feira, dia 10 – Dia Nacional de Combate à Surdez –, da Campanha Nacional de Saúde Auditiva. A programação das escolas teve início no dia 1º, com uma palestra para diretores e pedagogas sobre deficiência auditiva infantil, ministrada pela otorrrinolaringologista Sônia Milléo. A partir daí, as escolas desenvolveram projetos, com o envolvimento de alunos, professores e até enfermeiros de unidades básicas de saúde próximas às escolas. A finalização da campanha aconteceu nesta sexta-feira, quando todas as escolas municipais e os Centro Municipais de Educação Infantil fizeram um minuto de silêncio e, em parte dos estabelecimentos, panfletagem. O prefeito Pedro Wosgrau Filho também participou deste momento, ao lado da secretária municipal de Educação, Zélia Marochi, da médica Sônia Milléo, que coordena a campanha em Ponta Grossa, e dos alunos do 1º ano do 2º ciclo da Escola Municipal Engenheiro Eurico Batista Rosas. Eles estiveram reunidos na sala de reuniões do gabinete do prefeito.“A Secretaria Municipal de Educação participa desta campanha para somar esforços, uma vez que já desenvolve outras ações para a inclusão de alunos com deficiência auditiva na rede municipal de ensino”, enfatiza Zélia. Entre essas ações está a promoção de um curso de Libras, a linguagem brasileira de sinais, que está sendo desenvolvido para professores das escolas municipais.CAMPANHAA campanha, que tem como tema "Superando Preconceitos e Resgatando a Auto-Estima", é promovida pela Sociedade Brasileira de Otologia (SBO) e visa conscientizar a população sobre a importância da prevenção para a saúde auditiva e desmistificar o preconceito existente quanto ao uso de aparelhos auditivos nas crianças em idade escolar. Além disso, tem o objetivo de orientar a comunidade sobre a importância da realização do teste da orelhinha em recém-nascidos.“A meta da campanha é informar a população e garantir a socialização do conhecimento”, ressaltou Sônia. Ela enalteceu a participação da SME, lembrando que as crianças são muito importantes para a campanha, uma vez que tornam-se multiplicadoras das informações para seus familiares.