Mutirão viabiliza entrega de 1,5 mil cartões SUS na Palmeirinha

Em mutirão realizado no último sábado (23), na Palmeirinha, foram entregues em torno de 1,5 mil cartões de Saúde para os usuários do Sistema Único de Saúde (SUS). O mutirão foi organizado pela coordenação da Unidade Básica de Saúde Adam Polan e aconteceu das 8h30 às 16h30, no Colégio Estadual Epaminondas Novais Ribas. “O objetivo do mutirão foi atender a demanda para a confecção do cartão, tendo em vista que a unidade vinha registrando um movimento diário muito grande”, comenta Carla Adriane Mendes Schuinski, coordenadora da unidade.Durante o mutirão, os usuários receberam o cartão SUS provisório, que já pode ser utilizado, com validade em todo o território nacional. O cartão SUS definitivo será entregue na seqüência. Segundo o levantamento realizado pela unidade, 90% das pessoas atendidas no mutirão são da região da Palmeirinha, o que mostra que o objetivo foi alcançado. Além do atendimento realizado no colégio, equipes de agentes comunitários visitaram residências de pessoas com problemas de saúde e dificuldade de locomoção.CARTÃOO cartão SUS foi criado pelo Ministério da Saúde com a proposta de organizar a rede de serviços de saúde nos municípios, estados e no âmbito nacional. Em Ponta Grossa, o usuário pode fazer o cartão SUS na unidade de saúde de seu bairro. A Diretoria de Serviço Social da Secretaria Municipal de Saúde alerta que alguns estabelecimentos hospitalares já estão exigindo o cartão SUS para internamentos, exames e cirurgias. “É importante que as pessoas façam o cartão para poder utilizar todos os serviços oferecidos pelo sistema”, explica a diretora do setor, Ângela Barcz.Ela adverte, entretanto, que as pessoas devem evitar a correria. “O cartão pode ser feito a qualquer momento e esta é uma ação continuada”, reforça. Nos casos emergenciais – para cirurgias ou exames especializados –, o usuário pode procurar a Ouvidoria da Secretaria Municipal de Saúde, na Prefeitura.Para a confecção do cartão SUS, o usuário deve apresentar RG, CPF e comprovante de residência. No caso de menores de idade sem RG, deve ser apresentada a certidão de nascimento.