Parque Ambiental ganha arborização até o verão

No Dia da Árvore, comemorado ontem com o plantio de centenas de mudas e a distribuição de sementes, o secretário municipal de Agricultura, Abastecimento e Meio Ambiente, Laertes Bianchessi, anunciou que o Complexo Ambiental “Governador Manoel Ribas”, no centro da cidade, vai ganhar arborização e paisagismo até o próximo verão. Embora a expectativa – otimista – de Bianchessi seja de concluir a implantação do novo paisagismo até o final do ano, ele admite que pode ser que esses serviços acabem entrando em janeiro. O primeiro passo, que vai ser dado ainda nos próximos dias, é a recomposição das palmeiras imperiais da avenida Benjamin Constant. O projeto de implantação, aparentemente, foi frustrado pela ação de vândalos, que quebraram boa parte das mudas, e depois pela inclemência do clima.Ao Parque Ambiental – como o complexo é chamado usualmente – está reservado tratamento especial. A Secretaria de Agricultura, Abastecimento e Meio Ambiente já dispõe de um projeto de paisagismo “original”, feito pelo arquiteto Luiz Forte Neto, que foi o autor do projeto do próprio Complexo Ambiental. Mas o paisagismo previsto acabou não sendo implantado. Até agora: “já temos tudo catalogado e estamos licitando a aquisição das plantas necessárias, que não temos hoje em Ponta Grossa”, diz o secretário Laertes, que reafirma sua intenção de ver o novo paisagismo concluído ainda este ano. “Além de árvores, o parque também terá arbustos, grama, flores. São plantas variadas, de diversos portes. A idéia é tão logo sejam adquiridas as mudas, começar a implantação”. O titular da pasta de Agricultura imagina que até o final de outubro será possível começar a fazer o plantio das nova vegetação, assim como as obras necessárias, como a remoção de parte do piso – para dar lugar a novas áreas gramadas: “pretendemos estar com o parque inteiramente modificado até o final do ano, em pleno verão. Ponta Grossa vai ter uma parque mais atraente, mais aconchegante, menos árido. Vamos dar uma nova ‘cara’ para o parque”.ÁRVOREA programação da Semana da Árvore, que incluiu ontem o plantio de mudas de palmeira jerivá na rua Francisco Búrzio e a distribuição de centenas de mudas de árvores nativas e sementes de pau-brasil, foi cumprida quase que integralmente: apenas o levantamento na área da Vila Nova teve que ser adiado, em função das chuvas de quarta-feira, que inviabilizaram o diagnóstico preciso do local, que deve receber uma forte intervenção da administração municipal, com a implantação de um programa-piloto de arborização. Os resultados dessa experiência serão considerados para a execução desse tipo de intervenção também em outras regiões da cidade.A expectativa da Secretaria Municipal de Agricultura, Abastecimento e Meio Ambiente é distribuir, até a próxima semana, mais de 23 300 mudas de árvores nativas para diversas escolas, instituições e associações. Todas as mudas, que incluem de araucária a araçá, foram produzidas no Viveiro Municipal. Foram produzidas nesse viveiro, por exemplo, as 20 000 mudas que serão doadas ao Instituto Agronômico do Paraná, que vai reflorestar nascentes e margens de arroios nas imediações da Fazenda Modelo. Outras 2 800 mudas serão doadas a associações de moradores da região de Itaiacoca, e outras 570 serão distribuídas a escolas municipais.Ontem a programação começou às 9h, com a apresentação da palestra “Preservação da Flora”, na escola municipal Jorge Dechandt, no Parque do Café. Além da palestra, os alunos receberam dezenas de sementes de pau-brasil (também produzidas no Viveiro Municipal). Também ontem técnicos da Secretaria de Agricultura estiveram na escola municipal Coronel Cláudio, distribuindo 300 sementes de pau-brasil a alunos que participaram da palestra “Preservação da Flora”. O objetivo dessas ações nas escolas, segundo Laertes, é tanto educativo quanto histórico. As sementes, explica o secretário, forma obtidas de uma árvore de pau-brasil existente no Centro de Educação Ambiental, e serão plantadas no terreno das próprias escolas.As escolas Frederico Constante Degraf (Sabará) e Ecléia dos Passos Horn (vila Isabel) receberão hoje palestras sobre preservação da flora e coleta seletiva. No Sabará, as palestras serão ministradas às 8h30 e às 14h e na vila Isabel, às 10h30. De acordo com a programação da Secretaria de Agricultura, às 16h haverá o plantio de mudas de árvores nativas no Parque Madureira, para recompor a mata original.O programa também contempla, amanhã, uma palestra sobre mata ciliar e preservação da flora, na Associação Creche Martinho Lutero, no Santa Mônica e, no dia 26, palestra idêntica no Clube de Mães da Comunidade de Mato Queimado.