PONTA GROSSA: Formação da Cidade

O processo histórico de Ponta Grossa tem seus primeiros passos marcados pelas concessões das Sesmarias e pelos caminhos abertos através do tropeirismo. A cidade surgiu no “Topo do morro”, onde está localizada a Catedral, segundo o Álbum de Ponta Grossa de 1936, os tropeiros construíram um tosco rancho de pousada, junto a uma Mangueira, onde havia uma velha figueira e colocaram uma cruz, ali era o ponto de parada das tropas e viajantes.
        E foi a partir deste “pouso” que se desenvolveu a cidade de Ponta Grossa; inicialmente sob a jurisdição da Vila de Castro e em 1862 reconhecida como cidade pela lei nº 82.
Mais foi no século XIX que o tropeirismo atingiu seu ápice, trazendo amplo progresso a Ponta Grossa. Seguido da chegada dos imigrantes, na segunda metade do século. Em 1894 teve o início da construção da linha férrea e inauguração do trecho ferroviário de Curitiba a Ponta Grossa.
       Ponta Grossa na virada do Século XIX para o XX passava por transformações sócio - econômicas e inovações tecnológicas, acompanhando o processo de urbanização que acontecia com a chegada da linha férrea e do imigrante europeu, modificando costumes e apontando para um "desenvolvimento" da cidade. Leonel Brizolla Monastirsky, afirma que, "a instalação do complexo da ferrovia em Ponta Grossa determinou a configuração da estrutura urbana da cidade" e "contribuiu para que a sociedade ponta-grossense vivenciasse um rápido processo de modernização urbana".
        Em 1936 a cidade possuía 162 ruas denominadas, 317 sem denominação, 12 avenidas, 4 praças e 1 largo. Sendo as principais ruas, a XV de Novembro, Augusto Ribas, Balduíno Taques, 7 de Setembro, Cel. Claudio, Benjamin Constant, Santos Dumont, Dr. Collares, Sant’Ana, Marechal Deodoro, Tiradentes e General Carneiro; As avenidas: Vicente Machado, Francisco Burzio, Com. Bonifácio Villela, Fernandes Pinheiro, Carlos Cavalcante e Ernesto Villela.

Referencias:
*LOPES, José Carlos Veiga. Origens do povoamento de Ponta Grossa. Curitiba: Cidade Clima, 2000.
*PINTO, Elizabeth Alves e. Ponta Grossa – Um século de vida (1823-1923). Ponta Grossa: Kugler, 1983.
SILVA, Adar de Oliveira e. Álbum de Ponta Grossa: gestão Albary Guimarães. Curitiba: Impressora Paranaense, 1936.