Município fomenta agroindústria familiar

A 1a. Feira de Alimentos da Agroindústria Caseira, que será aberta no início da noite de hoje (sexta-feira, 09/09) pelo prefeito Pedro Wosgrau Filho e pelo secretário municipal de Agricultura, Abastecimento e Meio Ambiente, Laertes Sidney Bianchessi, não é a única ação do governo princesino em favor desse segmento. De acordo com o titular da Secretaria de Agricultura, a Feira faz parte de um amplo programa de Agroindústria, desenvolvido pelo Departamento de Abastecimento, que tem como objetivo estimular os produtores a beneficiar e comercializar seus produtos, para agregar valor e aumentar sua renda familiar. “Temos, em função da presença maciça de descendentes de imigrantes europeus, muitas pessoas com habilidades específicas na área de alimentação, que podem usa-las com fonte alternativa ou principal de renda”, destaca Laertes. Esse desenvolvimento, avalia, pode gerar uma nova empresa familiar, o que “vem ao encontro de nossa idéia básica, que é estimular o pequeno empreendedor da agroindústria”. O secretário explica que tanto moradores da zona rural quanto da zona urbana estão recebendo essa assistência e participando da ação de fomento econômico. “Temos uma variada e interessante produção de bolos, doces, compotas, bebidas, como sucos e agora também cerveja caseira, embutidos, queijo e outros derivados de leite, de produtores que recebem assistência e acompanhamento da Secretaria de Agricultura”, completa. A maior parte dos participantes desse segmento tem suas linhas de produção inspecionadas por autoridades sanitárias do município, como o SIM – Serviço de Inspeção Municipal – e a Vigilância Sanitária.EVOLUÇÃODe acordo com o secretário, esse incentivo é fundamental para o crescimento econômico do setor. “Vai chegar a um ponto em que essas microempresas vão evoluir, e os produtores vão chegar a ter indústrias de médio porte. Nós temos mercado para isso, temos oportunidades com as redes de supermercado e as feiras locais e mesmo o mercado atacadista”. O ingrediente, avalia, é sua própria propaganda: “temos produtos frescos e de qualidade. Essa é a razão de acreditarmos tanto nesse setor”.A Feira que será aberta hoje é também um momento único para os microempresários da área: “eles sempre foram colocados de carona em outros eventos, como a Feira da Uva e a Feira do Peixe. Agora eles vão poder mostrar que tem qualidade e que seus produtos podem ser consumidos por todo mundo”.Esse evento também poderá, de acordo com Laertes Bianchessi, “firmar marca, nome e estimular outros produtores a entrar nesse ramo. Cada vez mais pessoas procuram produtos prontos, acabados, e isso também acontece em Ponta Grossa: é um importante filão de mercado que pode e deve ser explorado”. Ao todo serão 800 metros quadrados de área de vendas, ocupados por gôndolas com produtos de cerca de 40 pequenos agroindustriais.Além da Feira de Alimentos da Agroindústria Caseira, o programa Agroindústria também investe em treinamento, através de convênios com entidades de ensino profissionalizante e com a Secretaria Municipal de Qualificação Profissional.