Barracão vai receber lojas rotativas

O antigo barracão que serviu de depósito da estação ferroviária, na esquina da avenida Vicente Machado com rua Benjamin Constant, vai receber lojas rotativas. Compromisso assumido durante a campanha eleitoral, a criação dessas lojas vai estimular a participação dos pequenos produtores rurais, artesãos e beneficiadores de alimentos, por exemplo, permitindo que se instalem durante determinado período em uma área específica, oferecida pelo município, em regime de condomínio. O anúncio da instalação da primeira dessas lojas rotativas no antigo barracão da Rede – como o local era conhecido – foi feito ontem (terça, 6/9)pela manhã, pelo prefeito Pedro Wosgrau Filho, durante o lançamento da 1a. Feira de Alimentos da Agroindústria Caseira, na sede do Centro de Treinamento Rural. Diante de uma ampla mesa em que foram expostos alguns dos produtos que serão oferecidos na feira, o prefeito relatou que pretende ver as lojas rotativas em funcionamento dentro de pouco tempo. “Aqui temos ótimos produtos, mas (os produtores) precisam apoio do poder público, e nós vamos fazer isso”, garantiu. Wosgrau declarou ainda que as lojas rotativas não funcionarão apenas a partir da boa vontade da administração: “quero fazer uma parceria com vocês”, convidou os produtores da agroindústria caseira, estendendo o chamado a “todos os que produzem, produzem bem e enfrentam dificuldades para colocar seus produtos no mercado”. O prefeito acredita que as lojas rotativas vão permitir, além do incentivo direto à produção, também a migração dos pequenos produtores à formalidade. A partir da resposta e da atuação dos pequenos produtores, reforçou Wosgrau Filho, será possível também a geração de novos empregos e o fortalecimento do setor: “queremos que todos possam ter condições de, todos os dias, colocar seus produtos à venda”.Durante o lançamento da 1a. Feira de Alimentos da Agroindústria Caseira, o prefeito Wosgrau Filho também anunciou que a Unidade de Produção de Alimentos, vinculada à Secretaria Municipal de Assistência Social, vai passar em breve a produzir iogurte e hambúrguer a base de soja, através de parceria com o curso de Alimentos, da unidade local do Centro Federal de Educação Tecnológica.QUALIDADEO presidente da Associação dos Pequenos Produtores da Agroindústria de Ponta Grossa, José Francisco Franco, agradeceu ao governo municipal pelo apoio na realização da Feira, especialmente ao prefeito Wosgrau Filho e ao secretário Laertes Bianchessi, da Agricultura, lembrando que com esse suporte, e com a resposta rápida dos produtores, “ninguém mais precisa sair de Ponta Grossa em busca de produtos artesanais e de qualidade”. Francisco Franco disse ainda que os pequenos produtores “tem que ser também parceiros do poder público, pagando seus impostos em dia”.Com o apoio do governo, reforçou o presidente, serão gerados seguramente novos empregos: “de cada produto desse sabemos que alguém produziu, alguém transformou, alguém vendeu e alguém comprou”. Isso porque, segundo José Francisco Franco, “aqui se produz, aqui se trabalha”. Ele também assegurou que a produção local de alimentos artesanais não fica a dever nada para o que é feito em centros maiores: “a produção local tem qualidade igual ou superior à de outros locais”. O grande desafio, segundo ele, é aproveitar o incentivo do governo ao setor produtivo para que os pequenos produtores possam sair da informalidade.(Box)Feira será no Parque AmbientalA 1a. Feira de Alimentos da Agroindústria Caseira será aberta nesta sexta-feira, dia 9, às 19h, no Complexo Ambiental ‘Governador Manoel Ribas’, ao lado do Terminal Central. Durante a feira, serão comercializados queijos, massas, bolachas, sucos, mel e derivados, pães, conservas, geléias, compotas, salames, lingüiças, defumados e embutidos em geral. Na sexta a feira funciona das 19 às 22h, e no sábado e no domingo, das 9 às 22h. A promoção é da Associação dos Pequenos Produtores da Agroindústria, com apoio da prefeitura municipal, através da Secretaria de Agricultura, Abastecimento e Meio Ambiente, da Fundação Cultural de Ponta Grossa e da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Paraná.Além dos produtos em oferta, a Feira terá também uma programação cultural. No dia 9, às 20h, apresenta-se a Academia de Capoeira Praia de Salvador. Às 20h30, será a vez de Luiz Felipe da Gaita e, às 21h, o grupo italiano ‘Bambini della nostra terra’.No sábado a programação começa às 19h30, com o grupo Street Impact. O grupo ucraniano Zoriá se apresenta às 20h e, às 20h30, o grupo Estampa Campeira. A programação cultural termina às 21h, com o clube Amigos da Alemanha.O grupo Hip Hop se apresenta no domingo, dia 11, às 19h30. Às 20h é a vez do cantor e violonista Boro. Em seguida apresenta-se a banda Ruído Rosa e, às 21h, o grupo de capoeira Muzenza.