Turismo lança concurso “Imagens de Ponta Grossa”

Foi realizada na tarde desta quarta-feira (9), no Serviço Social da Indústria (Sesi), o lançamento do concurso de fotografias “Imagens de Ponta Grossa”. O concurso é promovido pelos departamentos de Turismo e de Eventos, Exposições e Feiras da Secretaria Municipal de Indústria, Comércio e Turismo, em conjunto com o Sesi e o Departamento de Turismo da Universidade Estadual de Ponta Grossa. “Nossa expectativa é que haja um grande número de inscritos e que o trabalho apresentado seja bastante significativo”, enfatizou Márcia Dropa, diretora do Departamento de Turismo da Prefeitura. As inscrições poderão ser feitas entre os dias 18 de setembro e 6 de outubro.Participaram do lançamento as secretárias municipais de Indústria, Comércio e Turismo, Liliana Tavarnaro, e de Cultura, Elizabeth Schmidt, o diretor de Assuntos Culturais da UEPG, Cláudio Jorge Guimarães, o gerente regional do Sistema Sesi/Fiep/Iel, Ademir Vicente da Silva e a gerente do Sesi Ponta Grossa, Denise de Paula. O objetivo do concurso, segundo Márcia, é incentivar a produção fotográfica de imagens da cidade. “A finalidade é a elaboração de um catálogo de acervo e de divulgação de imagens turísticas locais”, explica Márcia.As imagens inscritas devem ser inéditas, não podendo ser cópia ou adaptação de fotos já existentes. Não serão aceitas fotografias que já tenham sido publicadas, exibidas em público ou recebido premiação. O regulamento, que já está disponível aos interessados, prevê que não serão aceitas fotos com teor grosseiro, ofensivo ou discriminatório, que violem qualquer lei municipal, estadual ou federal ou, ainda, que tenham teor comercial.O concurso prevê duas categorias: livre e escola municipal. Na primeira pode participar qualquer pessoa, inclusive profissionais da área, com um máximo de três fotos. Na categoria escola municipal, podem inscrever-se escolas, pais de alunos e/ou professores de escolas da rede municipal de ensino, respeitado o máximo de três fotos por escola. PREMIAÇÃOO vencedor da categoria livre receberá R$ 2 500 em dinheiro; o segundo lugar receberá R$ 1 500 e, o terceiro, R$ 1 000. Na categoria Escola, será conferida premiação apenas para o primeiro lugar: a escola vencedora receberá o equivalente a R$ 1 000 em brinquedos educativos doados pela empresa Carimbrás.