Ponta-grossense Geovani Broday é vice-campeão do xadrez nas Olimpíadas Escolares

O ponta-grossense Geovani Broday, do Colégio Sepam, conquistou o vice-campeonato do torneio de xadrez das Olimpíadas Escolares, que estão acontecendo em Curitiba com a participação de atletas com idade entre 15 e 17 anos. A medalha de prata marcou a estréia de Broday na competição nacional e fecha uma temporada brilhante do atleta, campeão dos Jogos da Juventude do Paraná, disputados em Campo Mourão, dos Jogos Estudantis do Paraná e do Paranaense Rápido, além de ficar com a prata na categoria Sub-16 do Campeonato Estadual.
Aos 15 anos, Geovani Broday pretende intensificar os treinamentos para a temporada 2012, em busca do ouro nas Olimpíadas Escolares. “Queria o primeiro lugar, mas o nível técnico estava muito alto e a medalha de prata serve como motivação para novas conquistas no ano que vem”, destacou o enxadrista, que joga desde os 10 anos de idade, mas ficou um ano longe dos tabuleiros, voltando a competir em 2010.
Para o técnico Lucas Silvestre Borges o desempenho de Geovani nas Olimpíadas Escolares foi espetacular, vencendo adversários muito fortes e mais experientes. “Essa medalha certamente vai se refletir em novas conquistas. O seu potencial é muito grande e pode levá-lo a uma posição de destaque no xadrez nacional”, aposta Lucas.
As disputas nas Olimpíadas Escolares aconteceram na categoria convencional, com apenas um representante por Estado, com o ponta-grossense Geovani Broday garantindo a prata no masculino e a maringaense Elise Kawabata, do Colégio Sapiens, conquistando a medalha de ouro feminina. A premiação da modalidade foi entregue por Jaime Sunye Neto, um ícone do xadrez brasileiro.