Dia do Agricultor é comemorado com lançamento de programas

A Prefeitura, através da Secretaria Municipal de Agricultura, Abastecimento e Meio Ambiente, realizou na tarde desta sexta-feira (28), na Câmara Municipal, o lançamento de dois novos programas de apoio à agricultura familiar: Distribuição de Sementes de Milho e Distribuição de Mudas de Eucalipto. A solenidade, seguida de café colonial, marcou a comemoração do Dia do Agricultor. “Estamos trabalhando para, gradativamente, tornar a cidade cada dia melhor, sempre ao lado do pequeno agricultor”, ressaltou o prefeito Pedro Wosgrau Filho, ao saudar os cerca de 150 produtores rurais que compareceram ao lançamento.Os dois projetos beneficiarão em torno de 1.000 produtores. A Prefeitura investiu cerca de R$ 52 mil no Programa de Distribuição de Sementes de Milho, que disponibilizará aos produtores 1.000 sacas de milho IPR-114 (variedade desenvolvida pelo Instituto Ambiental do Paraná – Iapar). Já estão cadastrados em torno de 700 produtores, restando ainda 300 sacas para distribuição. E, através do Programa de Distribuição de Mudas de Eucalipto, onde foram investidos cerca de R$ 23 mil, serão disponibilizadas 100 mil mudas desta espécie. Para este programa, o cadastro já está fechado, com 98 produtores.O secretário municipal de Agricultura, Abastecimento e Meio Ambiente, Laertes Bianchessi, destacou que desde o início da atual gestão estão sendo desenvolvidos programas de apoio ao pequeno produtor. “Esta administração tem o compromisso de ajudar o agricultor a permanecer em sua terra, através do desenvolvimento de programas que viabilizem a melhoria de tecnologias, a promoção de novas atividades nas propriedades e a geração de emprego e renda”, enfatizou Bianchessi.O agricultor Ademar Andreis, da localidade de Caçador, em Itaiacoca, é um dos inscritos nos programas de distribuição gratuita de sementes de milho e de mudas de eucalipto. Ele trabalha com lavouras de milho e feijão e acredita que os dois programas irão possibilitar melhorias na propriedade. “Minha expectativa é aumentar a renda”, completa.Entre os objetivos do Programa de Distribuição de Mudas de Eucalipto está a viabilização de mais uma opção de exploração na propriedade, proporcionando a utilização de áreas ociosas, ampliando a renda e, ainda, alcançando melhorias no campo social. Segundo a engenheira agrônoma Graziela Tozetto, da Secretaria Municipal de Agricultura, o programa prevê assistência técnica para plantio e comercialização da produção.Já no caso do Programa de Distribuição de Milho, a meta é dar condição ao agricultor de renovar a sua semente de milho variedade, recuperando o uso de semente com carga genética mais produtiva, potencializando a produção e conseqüentemente obtendo maior renda com a exploração de milho em grãos para uso na propriedade. AÇÕESEntre os projetos já desenvolvidos pelo atual governo estão o programa de Reflorestamento Comercial, que começou com a distribuição de 200 mil mudas de pinus e agora tem continuidade com as mudas de eucalipto, programa de fruticultura, usina de beneficiamento de mel, feira da agroindústria caseira, programa de distribuição de calcário. “Ao todo, são mais de 600 famílias de pequenos agricultores beneficiadas pelos programas desenvolvidos pela gestão municipal”, enfatizou o secretário.