Educar é “responsabilidade e privilégio”, define Wosgrau

Durante pronunciamento no 2o Seminário Municipal de Educação, que acontece desde segunda-feira no Cine-Teatro Ópera, o prefeito Pedro Wosgrau Filho destacou que os professores têm “o privilégio e a responsabilidade” de interferir na vida das crianças: “não me atrevo a falar sobre educação, mas tenho a responsabilidade e o dever de trabalhar pela educação”, lembrou o chefe do Executivo municipal. Por isso, completou, “peço o apoio de vocês para que providenciem uma lista do que precisam em termos de investimento, nos locais em que trabalham”, contendo “tudo para melhorar o aprendizado das crianças de Ponta Grossa”. Com base nisso, disse Wosgrau, a atual gestão vai “melhorar e equipar” as escolas municipais, além de – como já havia antecipado – construir passeios em frente a todas as escolas e, em boa parte delas, também providenciar a pavimentação das ruas fronteiras.A secretária Zélia Marochi, em pronunciamento no mesmo evento, lembrou aos novos professores que eles “são jovens, estão começando uma carreira agora”, carreira que tem um significado muito importante, “são profissionais da Educação Infantil”. Em vista dessa condição, apontou a professora, “vocês têm um nome, uma identidade, e condições de crescer em todos os aspectos”. Em outro trecho de seu discurso, a secretária municipal de Educação destacou a responsabilidade dos novos contratados: “Ponta Grossa precisa zelar por suas crianças”. Segundo ela, em 2005 – quando esta administração assumiu – foi recebida uma “notícia impactante: a qualidade de vida de nossas crianças não estava boa. Por isso precisamos investir em todos os aspectos, inclusive escolarizar os pais, pois uma mãe alfabetizada não perde um filho com diarréia”.Ela destacou que os novos contratados – professores e diretores dos novos Centros Municipais de Educação Infantil – iniciaram ontem o processo de formação continuada “que culminará na construção da proposta pedagógica”, o que é “uma caminhada coletiva, que vai mostrar a fisionomia do CMEI”.