PG recebe Copa Peugeot de Rally neste final de semana

- Provas de velocidade e regularidade serão disputadas no final de semana em estradas especialmente selecionadas da zona rural de Ponta Grossa, pela 6ª etapa da competição –

Mais de 90 carros, com piloto e navegador – todos amadores ou iniciantes – vão acelerar em alguns trechos de estradas de Ponta Grossa, neste final de semana, para provas de regularidade dentro da Copa Peugeot de Rally. Outras três dezenas de pilotos, desta vez já preparados e com experiência, participarão das provas de velocidade. Embora as provas aconteçam apenas a partir de sábado, a movimentação de pilotos, mecânicos e equipes de apoio já começou. O “circo” foi montado no Centro de Eventos e já está recebendo os carros das provas de velocidade. Festas, reuniões e meetings técnicos também estão programados para o período começa bem antes, segundo o secretário de Esportes e Recreação, Marcelo Martins.
Segundo Ronaldo Bert, gerente da Peugeot Sport e responsável pela organização da Copa, essa etapa vai reunir basicamente clientes da Peugeot – ou seja, proprietários de automóveis da marca – para o que ele chama de “passeio ecológico cronometrado”. Nessa modalidade, os participantes – sempre piloto e navegador, que recebem instruções básicas na própria concessionária, por técnicos da marca – têm que cumprir certos trechos específicos dentro de um tempo predeterminado, com média horária adequada às condições do piso.
Os interessados em participar da prova de regularidade precisam apenas, claro, ser motoristas habilitados e inscrever-se na concessionária – e possuir veículos da marca. Além disso, a camiseta que marca a inscrição e serve de ingresso às áreas reservadas é entregue mediante a doação de duas cestas básicas de alimentos (uma pelo piloto, outra pelo navegador), que posteriormente serão distribuídas a entidades assistenciais do município, sob supervisão da prefeitura. Além disso, lembra Ronaldo Berg, os participantes ainda terão seus carros ‘devolvidos’ sem adesivos, limpos e com o óleo trocado. Sem contar os troféus e medalhas em disputa, naturalmente.
Na prova de velocidade participam apenas carros da marca Peugeot já preparados e adequados para esse tipo de prova. Entre os pilotos estará Mirtilo Trombini, que é diretor do Grupo Le Lac (que conta com várias empresas, entre elas as concessionárias Le Lac, Le Parc e Le Champ).
REGULARIDADE
Os pilotos-amadores que vão disputar a prova de regularidade terão uma palestra técnica na noite desta quinta-feira e já sabem que a largada está marcada para as 9h de domingo, na rua Júlio de Castilhos.
As largadas da Etapa Ponta Grossa, inclusive das provas de velocidade, obedecerão a um cronograma já definido: a categoria SS1 terá largadas sábados às 13h40 e domingo às 8h40; a SS2 sai no sábado às 14h20 e no domingo às 9h20; a SS3 no sábado às 15h25 e no domingo às 10h25 e a SS4, no sábado às 16 e no domingo às 11h.
Trechos de rodovias municipais – sem pavimentação, na região do Passo do Pupo/Itaiacoca, estarão com circulação restrita neste final de semana, em virtude das disputas. Equipes de orientação estão voltando aos locais demarcados para instruir moradores e trabalhadores da região sobre horários em que as pistas estarão fechadas – para as provas – e quando serão liberadas.
De acordo com o secretário de Esportes e Recreação, Marcelo Martins, nesta sexta-feira um primeiro evento vai servir de vitrine para a competição: um desfile dos carros preparados para o rally de velocidade pelas principais ruas da cidade.