Prefeito entrega diplomas aos enxadristas de Ponta Grossa

A campeã brasileira de xadrez da categoria sub 8, Jhúlia Vitória Félix, e o enxadrista Ivo Henrique Chiaretto receberam nesta quinta-feira homenagens da Prefeitura de Ponta Grossa. O prefeito Pedro Wosgrau Filho entregou, em seu gabinete, às crianças diplomas de Honra ao Mérito pelo desempenho que elas obtiveram no Campeonato Brasileiro de Xadrez Escolar 2011. Além dos diplomas, a dupla recebeu como presente da secretária de Educação, Zélia Marochi, livros de contos infantis. Jhúlia, de 7 anos, derrotou a ex-campeã de sua categoria em apenas dez minutos e Ivo, de 5 anos, conseguiu o 5º lugar disputando partidas com crianças acima da idade dele.

“Já vivi muitos momentos bons aqui nesta sala, mas hoje é um dia muito especial. Tenho aqui duas crianças com destaque em todo o Brasil. Isso é um orgulho para mim e certamente para a nossa população”, disse o prefeito. Segundo ele, a atuação de Jhúlia e Ivo mostra a qualidade do ensino da Educação de Ponta Grossa.
As crianças foram inseridas no programa municipal Prata da Casa, desenvolvido pela Secretaria de Esporte e Recreação, com uma bolsa incentivo que varia de R$ 200 a R$ 400 para atletas que representam Ponta Grossa nos eventos nacionais e internacionais. O próximo desafio de Jhúlia e Ivo será entre os dias 17 a 27 de novembro, quando acontece o Mundial de Xadrez da Juventude, em Caldas Novas, Goiás. A participação dos dois terá o patrocínio da Prefeitura de Ponta Grossa, que custeará a viagem e a acomodação. “Estou treinando todos os dias para conseguir mais medalhas e troféus”, disse o pequeno Ivo.