Seminário amplia processo de formação de professores

Será aberto na próxima segunda-feira, dia 24, no Cine Teatro Ópera, o 2o Seminário Municipal de Educação, que prevê ações que propiciam a continuidade ao processo de formação continuada – iniciado ainda em 2005 – aos professores e equipe gestora da Educação Infantil e Ensino Fundamental, para atender aos objetivos das diretrizes nacionais curriculares. O Seminário, segundo a secretária Zélia Marochi, da Educação, visa aprofundar conhecimentos e reflexões sobre as práticas escolares, desenvolvendo competências científicas, técnicas e humanas. O objetivo do evento, completa Zélia, é promover a melhoria da qualidade de ensino, através do embasamento teórico do pessoal, também proporcionando um momento de reflexão sobre a prática pedagógica. Além disso, com esse Seminário a Secretaria pretende promover ações de formação continuada aos professores, dotando-os de instrumental para participar da gestão da escola, por meio da atuação na construção coletiva da Proposta Pedagógica E, ainda, subsidiar a reflexão permanente sobre a prática docente, com o exercício da crítica do sentido e da gênese da cultura, da educação e do conhecimento, e o aprofundamento da articulação dos componentes curriculares.PÚBLICOSPara professoras, diretoras e pedagogas do Ensino Fundamental, o seminário terá lugar no dia 24, com credenciamento às 8h e solenidade de abertura às 8h30. Às 9h será apresentada pela professora doutora Ilma Passos Alencastro Veiga, a palestra “A proposta pedagógica: nexos, sentidos e significados”.No período da tarde, a professora apresenta palestra com idêntico tema para professoras do Ensino Fundamental.No dia 25 pela manhã, professoras, assistentes e diretoras da Educação Infantil assistem à palestra “A construção social da criança”, apresentada pela doutora Zilma de Oliveira, da Universidade de São Paulo. No período da tarde, a mesma palestrante fala sobre “A proposta pedagógica: nexos, sentidos e significados”.No período da noite, finalmente, as mestres Marisete Tebcherani e Beatriz Nadal falam sobre “A educação de Jovens e Adultos”, num debate com diretoras, professoras e coordenadoras da Educação de Jovens e Adultos.