Projetos cívicos marcam Semana da Pátria

As comemorações da Semana da Pátria estão movimentando as escolas da rede municipal de ensino, que encaminharam à Secretaria de Educação seus projetos referentes aos festejos. A escola Maria Vitória, por exemplo, trabalha com dois temas: “Escola Maria Vitória vivendo a Semana da Pátria” e “Escola Municipal Maria Vitória vivendo 182 anos de Ponta Grossa”.Atividades em sala de aula, concursos, produção de desenhos, acrósticos e poesias constam das atividades nesses dias, na rede municipal, como é o caso da escola Cyrillo Ricci.“Ame sua pátria”, é o imperativo afirmativo utilizado pela escola João Maria Cruz para incentivar o amor à Pátria e respeitar os símbolos nacionais. Como a idade dos alunos que freqüentam as escolas municipais oscila de seis a onze anos, é sugestivo o trabalho da escola Zanoni Rogoski: “Despertando amor, respeito e cidadania por nossa cidade”. No projeto encaminhado à Secretaria de Educação, a escola justifica seu trabalho citando Jean-Jacques Rosseau: “o objeto que nos devemos propor na educação de um jovem é o de formar-lhe o coração, o juízo e o espírito. Para tanto o processo de ensino aprendizagem deve inserir o aluno na realidade”.A Associação Pontagrossense de Portadores de Deformidades Faciais também tem como objetivo, nesta Semana da Pátria, o resgate, no coração dos estudantes, do amor ao país, ao Estado e à cidade em que vivem. O título do projeto da APPDF é “Resgatando o valor do civismo em nosso dia-a-dia”.