Prefeitura propõe debate para fortalecer o turismo

A Secretaria Municipal de Indústria, Comércio e Turismo, através do Departamento de Turismo, realiza na próxima sexta-feira (14), às 14 horas, na Câmara Municipal, uma reunião com representantes do chamado ‘trade turístico’ para discutir propostas relativas ao desenvolvimento do setor. “A idéia é incrementar o diálogo entre as iniciativas pública e privada, a fim de criar ações efetivas para fortalecer o turismo em Ponta Grossa”, explica a diretora do Departamento de Turismo, Márcia Droppa. Foram convidados para participar do encontro representantes dos segmentos empresariais que compõem o ‘trade turístico’ como hotéis, restaurantes, agências de viagens e de turismo, transportadoras e demais áreas interessadas. Na ocasião, estará presente um representante da Secretaria de Estado do Turismo. “Pretendemos discutir e traçar propostas, com o envolvimento de todos, na oferta e no fomento de roteiros para a cidade”, comenta Márcia. Para isso, serão discutidas as potencialidades para o desenvolvimento de rotas turísticas no município. A diretora completa que esse diálogo é essencial, tendo em vista que a operacionalização dos roteiros turísticos acontece através da iniciativa privada. “Neste encontro, poderemos medir o envolvimento desse setor”, considera.Os participantes ainda poderão acompanhar a apresentação dos projetos desenvolvidos na área pelo município e pelo governo do Estado. Segundo Márcia, entre os projetos da administração municipal de destaque está a implantação de rotas turísticas, o projeto ‘Conhecendo a cidade, informando o turista’ e o programa de qualificação profissional em Turismo, que deve ser lançado em breve. Já por parte do governo estadual, a diretora acredita que terão destaque as ações do programa de regionalização do Turismo. Também serão abordados os novos projetos que estão sendo desenvolvidos pelo Ministério do Turismo.PAUTAFazem parte da reunião, ainda, temas como a importância do cadastro dos empreendimentos turísticos, inclusive para a angariação de verbas e recursos junto ao Ministério do Turismo; projetos ‘Vai Brasil’ e ‘Portal de hospedagem’, do governo federal; e direcionamento para obtenção das informações junto ao Ministério do Turismo, Paraná Turismo e Secretaria Municipal de Indústria, Comércio e Turismo.