Vila Coronel Cláudio ganha escola de música

Será inaugurada neste sábado (8), às 10 horas, a Escola de Música da Vila Coronel Cláudio. Viabilizada por meio do Projeto de Pólos de Descentralização Cultural, da Secretaria Municipal de Cultura, em parceria com a Associação de Moradores da vila, a escola oferecerá cursos gratuitos àquela comunidade. A criação da escola tornou-se possível a partir da doação de instrumentos feita pela comunidade, através de campanha promovida pela secretaria, e da participação de professores voluntários. “É muito gratificante acompanhar o resultado de todo esse trabalho, pois os moradores dessa comunidade não teriam acesso ao aprendizado de música de outra maneira”, destaca a secretária municipal de Cultura, Elizabeth Schmidt.“O principal objetivo é tirar as crianças da rua, fazer com que elas aproveitem o tempo ocioso”, explica Dorival de Arruda Moura Filho, um dos coordenadores da escola e diretor da Banda Lyra dos Campos. Além disso, segundo Moura, a escola realmente quer viabilizar o contato com a música naquela comunidade, onde a maioria das pessoas não tem recursos financeiros para investir neste tipo de atividade. “Antes mesmo de ser inaugurada, a escola já conta com 56 alunos inscritos”, comenta.Inicialmente, serão ofertados os cursos de Teoria Musical, violão, teclado, coral e instrumentos de sopro. A maioria dos professores da escola é de voluntários. A escola de música vai funcionar nas dependências da Capela Nossa Senhora da Piedade.PÓLOSO Projeto de Pólos de Descentralização Cultural foi implantado neste ano pela secretaria de Cultura, com o intuito de viabilizar, em parceria com as associações de moradores dos bairros o desenvolvimento de atividades artísticas. O projeto já é desenvolvido no bairro Santa Mônica, também com a participação de voluntários. A campanha de arrecadação de instrumentos usados foi lançada pela secretaria em maio e teve um bom retorno inicialmente, com uma participação reduzida na seqüência. “A campanha continua e aqueles que tiverem um instrumento sem uso em casa podem fazer a doação”, ressalta Cirillo Barbisan, diretor de Ação Cultural e Eventos da secretaria. Ele lembra que esses instrumentos são direcionados para os projetos da secretaria e beneficiam pessoas que não têm condições financeiras para adquiri-los.