Prefeitura agiliza estrutura para atender casos de meningite

Rapidez no diagnóstico e agilidade no atendimento e tratamento de pacientes com meningite. Essa é a meta da Secretaria Municipal de Saúde, apresentada pelo secretário Alberto Olavo de Carvalho, durante entrevista coletiva, nesta quarta-feira (5). “Não há surto ou epidemia de meningite em Ponta Grossa, por isso não há motivo para alarde ou pânico”, afirmou Carvalho, que concedeu a entrevista acompanhado do diretor de Saúde Preventiva da secretaria, Alberto Calvet Neto. Do início do ano até agora, foram registrados na cidade 27 casos de meningite, com 10 óbitos, sendo oito crianças e dois adultos.Para garantir a agilidade no atendimento, a Secretaria Municipal de Saúde orienta a população para que, aos primeiros sintomas da doença, o paciente seja encaminhado imediatamente à unidade básica de saúde mais próxima. “Todas as unidades de saúde do município estão aptas a atender a população. E é importante que a comunidade entenda que a unidade básica representa a ‘porta de entrada’ para o sistema público de saúde”, ressaltou o secretário. O município conta com 40 unidades de saúde; destas, 15 mantêm o Programa Saúde da Família, funcionando oito horas por dia. As demais encerram o expediente às 13 horas. “Nesse caso, após esse horário as pessoas devem dirigir-se ao Pronto Antendimento”, explicou Carvalho, lembrando que desta forma haverá redução no fluxo do P.A., garantindo um atendimento eficaz para todos.Caso o diagnóstico seja positivo, o paciente será encaminhado imediatamente a um hospital para tratamento. Carvalho descartou a possibilidade de implantar um local para atendimento específico de casos de meningite. “Não há necessidade disso, que só acabaria criando pânico, causando uma preocupação ainda maior”, comentou Carvalho.AÇÕESA Secretaria Municipal de Saúde também está implantando algumas ações específicas para viabilizar um atendimento eficaz à população, tendo em vista que o diagnóstico precoce pode evitar os casos de óbito. Foi encaminhado um informativo a todos os profissionais de Saúde do município, ressaltando o quadro clínico da meningite e a necessidade de agilidade no atendimento de casos suspeitos. Também foram adquiridos kits laboratoriais, para unidades de saúde e hospitais, a fim de possibilitar um diagnóstico rápido, inclusive com plantão 24 horas do laboratório.Outra ação da secretaria é a distribuição de um texto de Esclarecimento para toda a imprensa, além de um boletim com informações sobre a prevenção, os sintomas e as formas de contágio da meningite para a Secretaria Municipal de Educação e o Núcleo Regional de Educação, orientando para que as escolas não sejam fechadas. “Não há surto, por isso não há necessidade de alteração no calendário escolar”, reforçou Calvet. Ele lembrou que, de acordo com os números da Vigilância Epidemiológica, foram registrados na cidade 27 casos até agora. Em 2005, foram 60 casos; 45 casos em 2004; 71 em 2003; 58 em 2002 e 167 casos em 2001.O secretário destacou ainda a atuação da Vigilância Epidemiológica no tratamento adequado dos casos, com a realização de bloqueios junto a pessoas que tiveram contato com pacientes infectados, através da administração de profilaxia específica. Mais uma vez, Carvalho e Calvet destacaram a importância de a população se conscientizar, principalmente, das formas de prevenção como manter sempre as janelas abertas, evitar ambientes fechados e as crianças sempre hidratadas.