Escolas municipais recebem kits esportivos pelo desempenho nos 27º JEM

A participação maciça da Rede Municipal de Ensino assegurou aos 27º Jogos Estudantis (JEM) números recordes, com a presença de 126 escolas, sendo setenta e oito municipais, e 9.307 atletas com idade entre 6 e 17 anos. Como prêmio pelo empenho de atletas e professores, a Secretaria Municipal de Esportes e Recreação (SER) está repassando kits esportivos às escolas municipais com melhor desempenho nos grupos 1 e 2.O secretário Marcelo Martins destaca a contratação de professores de Educação Física pela Secretaria Municipal de Educação como fator fundamental para o estabelecimento de um patamar de participação nos JEM. “Em 2010 foram sessenta e um os participantes; nesse ano, com a presença dos professores de Educação Física nas escolas municipais, conseguimos dobrar o número de escolas inscritas. E a tendência é de um crescimento também nos resultados, com as escolas municipais competindo em igualdade de condições com as estaduais e particulares.”Para o dirigente, a entrega dos kits, compostos de bolas de basquetebol, handebol, voleibol e futsal, é uma forma de incentivo à prática do esporte, mas o objetivo maior é mostrar o reconhecimento da SER ao empenho dos atletas. “Quem sabe, no próximo ano já poderemos ter jogos nos miniginásios que estão sendo recuperados nos bairros, aproximando ainda mais os JEM da comunidade”, completa Marcelo.Na quarta-feira (15) fora repassados kits às escolas Haydeê Ferreira de Oliveira, Maria Vitória Braga Ramos e Catarina Miró, e nesta sexta-feira (16) serão contempladas as escolas Orival Carneiro Martins, CAIC Álvaro Augusto Cunha Rocha e Zahira Catta Preta Mello.Haydeê de OliveiraNa Escola Municipal Haydeê Ferreira de Oliveira, do Jardim Maracanã, o secretário Marcelo Martins repassou à diretora Célia Regina Hordinski dois kits, pelo melhor desempenho no grupo 1 feminino e o segundo lugar entre as escolas municipais no grupo 1 masculino.O professor Jesus Clayton de Oliveira enaltece a campanha do xadrez feminino, que levantou o vice-campeonato do grupo 1, e a queimada. “Nesse primeiro anos optamos pela participação nestas duas modalidades, mas a tendência é que em 2012 nossos alunos participem de outros torneios.”A opção pelo xadrez também levou em conta a inclusão de alunos impossibilitados de praticar atividades físicas, como Carlos Barbosa Schultz, que é cadeirante e não tem o movimento das mãos, e que conquistou cinco em sete pontos possíveis nos jogos que disputou.Catarina MiróCampeã no minifutsal masculino e medalhas de ouro nos pesos médio e pesado do judô, além do terceiro lugar no atletismo, a Escola Catarina Miró destacou-se no grupo 2 masculino. O kit foi repassado à diretora Luciane Cristina Bidlobaciv e ao professor de Educação Física Michel Augusto Laurence.Maria VitóriaA Escola Maria Vitória Braga Ramos, da Vila Liane, tem muita tradição nos JEM, sempre conquistando troféus e medalhas. Nessa edição foi campeã feminina do judô nos grupos 1 e 2, ficando com o terceiro lugar no futsal masculino do grupo 2. A diretora Célia Regina de Oliveira e a professora de Educação Física Vanessa Souza Costa receberam o kit.