Prazo para cadastro de estudantes termina na 6ª

Faltando menos de uma semana para o término do prazo para que estudantes beneficiados pela legislação municipal façam seu cadastro e obtenham seu bilhete eletrônico, o sistema público de transporte registra uma “ausência” de quase 7 000 deles. O prazo para cadastramento foi aberto em abril, mas quase 25% dos estudantes esperados simplesmente não apareceram para obter seu bilhete eletrônico. O dado é ainda mais preocupante porque já venceu o prazo para utilização dos passes de papel, o que – em tese – deixa esses estudantes sem qualquer cobertura. Mas não é por falta de informação: tanto a administração municipal quanto a concessionária, a Viação Campos Gerais, têm seguidamente divulgado chamamento aos estudantes para que efetivem seus cadastros para se beneficiar da bilhetagem eletrônica. E a resposta tem sido escassa. Não será prorrogado novamente o prazo para confecção do bilhete eletrônico, informa a Seção de Fiscalização Viária da Secretaria Municipal de Planejamento. Assim, os estudantes que têm direito ao benefício e ainda não se cadastraram, têm pouco tempo para fazê-lo. E correm ainda o risco de enfrentar filas: “durante todos esses dias quase ninguém apareceu, mas é possível que se formem filas”, estima Luiz Eduardo Lemes, da Seção de Fiscalização Viária, lembrando que foram “mais de três meses de prazo para que os estudantes procurassem a seção, no Terminal Central, para fazer seu bilhete eletrônico”.REDUÇÃONa verdade a Secretaria Municipal de Planejamento está computando uma redução sensível no emprego do benefício oferecido aos estudantes. Em 2005, segundo os registros da Seção de Fiscalização, os cadastros indicavam a existência de 27 000 alunos beneficiados pelo passe-estudante, no valor de metade da passagem normal. No início do ano, quando foi feito um recadastramento mais rigoroso – exigindo, por exemplo, comprovação oficial dos estudantes que alegavam não residir com pai e mãe – esse número despencou para 20 000. Agora, a expectativa é de que haja uma nova e significativa redução.Luiz Eduardo Lemes aponta que na segunda-feira, dia 10, começam a ser cadastrados os beneficiários filiados a entidades que atendem portadores de necessidades especiais. Cada entidade, explica ele, será agendada para um dia específico, e terá exclusividade no atendimento. A assessoria da empresa de transporte estará promovendo o agendamento, para organizar esse cadastro. Assim que for concluído o cadastro dos membros dessas entidades, será aberto prazo para que se cadastrem os portadores de necessidades – e beneficiários de isenção total ou parcial da tarifa – que não freqüentam qualquer delas.Também os empresários que adquirem vale-transporte podem procurar a Seção ou a empresa, a partir do dia 10 de julho, para obter o bilhete eletrônico para seus funcionários.