Prefeitura lança novo módulo de curso de costura

A Secretaria Municipal de Qualificação Profissional realiza nesta sexta-feira (30), às 13h30, o lançamento do curso de Operador de Máquinas de Costura Específicas. O lançamento acontece durante visita do prefeito Pedro Wosgrau Filho, juntamente com o secretário municipal de Qualificação Profissional, Luiz Simão Staszczak, ao Serviço Nacional da Indústria – Senai – onde já estão acontecendo as aulas do curso. No mesmo local também estão em andamento as aulas para novas turmas do curso de Operador de Máquinas para Costura. Esses cursos são promovidos através do Programa Municipal de Qualificação Profissional do Setor de Confecções e Vestuário, que prevê a realização gratuita dos cursos.O curso de operador de máquinas específicas é considerado o segundo módulo do curso de operador de máquinas para costura. “Neste novo módulo, o aluno terá uma continuidade em seu processo de formação profissional”, explica Simão. A partir deste mês, 12 turmas de cada um desses cursos estão sendo implantadas, sendo que seis de cada curso já iniciaram as aulas e as demais iniciarão o curso dentro de 30 dias. Ao todo, serão 372 alunos, com previsão para término das aulas entre agosto e setembro.Com mais essas 12 turmas, o programa totaliza a formação de 40 turmas do curso de Operador de Máquinas para Costura. “Isso representa a viabilidade e eficiência do programa que vem sendo desenvolvido pela secretaria”, considera Simão.NOVO CURSOO curso voltado para operadores de máquinas específicas é destinado para quem já tem conhecimento básico em costura reta e overloque. A partir do novo módulo, com 240 horas de curso, o aluno passa a conhecer o funcionamento de máquinas como botoneira, galoneira, caseadeira e elastiqueira. “O aluno terá um aperfeiçoamento, com o uso de novas máquinas, associando a identificação específica de produtos do vestuário, de acordo com as necessidades de um serviço aplicado à composição da manufatura para o setor de confecções”, comenta o secretário.A seleção dos alunos foi realizada pelo Departamento de Qualificação Profissional, a partir de dados de desempenho do módulo I, seguida de entrevista com os candidatos. Para todos os cursos a inscrição deve ser realizada gratuitamente na Agência do Trabalhador de Ponta Grossa.