Projeto ‘Banda nas Escolas’ realiza homenagem a maestro Farago

Através do projeto ‘Banda nas Escolas’, o maestro da Banda Escola Lyra dos Campos, Wilson Góes Farago, recebeu uma homenagem, na tarde desta quarta-feira (28), na Escola Municipal Idália Góes, no núcleo Cristo Rei. O projeto, desenvolvido pelas secretarias municipais de Cultura e de Educação, consiste na execução de concertos didáticos em todas as escolas municipais. A homenagem contou com a presença das secretárias municipais de Cultura, Elizabeth Schmidt, e de Educação, Zélia Marochi. “É muito importante ressaltar que o maestro teve sua iniciação musical na banda daqui, com o maestro Paulino (Martins Alves) e que hoje, já aposentado, presta este inestimável serviço a nossa cidade, formando novos músicos”, ressaltou Elizabeth.Zélia também enfatizou a importância do envolvimento das crianças em um projeto como esse e, sobretudo, na homenagem ao maestro. “É uma oportunidade de levar a cultura erudita às escolas, transformando esse contato com a música em esperança para as crianças. Já essa homenagem ao maestro vale como estímulo a esses estudantes, que podem projetar seu futuro, sabendo que desta escola podem sair profissionais de alto nível”, salientou. A secretária ainda destacou que o projeto oportuniza o exercício do civismo nas escolas, com a execução dos hinos pátrios.A escolha da escola para homenagear o maestro – que é idealizador do projeto ‘Banda nas Escolas’, juntamente com o diretor da Banda Lyra, Dorival de Arruda Moura Filho – deve-se ao fato de que Farago foi um dos alunos da primeira turma desse colégio, cuja patronesse (Idália Góes) é sua tia e foi sua professora. Idália também participou da homenagem. Na ocasião, a Banda Lyra executou a valsa “Serra da Esperança” – primeira composição do maestro, de 1972.O HOMENAGEADOFarago iniciou seus estudos musicais com o trompetista Teófilo Condorcê Taques, em 1965. Depois integrou a fanfarra do Ginásio Marista Pio XII e então matriculou-se na Banda Escola Lyra dos Campos, em 1968. Nessa ocasião, foi orientado pelo maestro Paulino Martins Alves. Farago permaneceu na Lyra dos Campos até 1975. Ainda nos idos de 1970 passou a integrar a Orquestra Sinfônica de Ponta Grossa. Em 1972 ingressou no 13º Batalhão de Infantaria Blindado (BIB), onde também estudou música. Além de maestro, Farago é professor de música, compositor e arranjador.Entre suas principais composições estão ‘Tomada de Monte Castelo’, Hino de Porto Amazonas, música e arranjo do Hino ao Colégio Estadual Pe. Carlos Zelesny, arranjo dos hinos do Colégio Estadual Regente Feijó e da Escola Estadual Becker e Silva, entre outras inúmeras autorias de composições e arranjos.