ESPORTE E EDUCAÇÃO - Projeto Ana Moser ganha mais um núcleo em Ponta Grossa

A Prefeitura de Ponta Grossa, a CCR Rodonorte e o Instituto de Esporte e Educação assinam o termo de cooperação do Núcleo Esporte e Educação Escola Municipal Professora Zilá Bernadete Bach, no dia 16 de maio, às 13h30. A assinatura vai garantir que o projeto seja ampliado e ganhe seu segundo núcleo na cidade. Na oportunidade, a atleta Ana Moser estará na sede da escola para assinatura do Termo de Cooperação.
     Com base no sucesso do primeiro núcleo, que funciona na Escola Municipal Professora Marta Filipkowski, no Jardim Cachoeira, o projeto foi ampliado e chega também a o Jardim Dom Bosco. A Escola Municipal Professora Zilá Bernadete Bach será o segundo núcleo do projeto que está completando dois anos em Ponta Grossa. O novo núcleo vai ampliar o alcance do projeto de 200 para 450 crianças e jovens, de 6 a 18 anos, atendidos.
     A receptividade dos ponta-grossenses foi apontada por Ana Moser como essencial para a implantação e ampliação do projeto. “A parceria com a cidade foi muito produtiva, com resultados excelentes, todos se envolveram e mobilizaram esforços para que o projeto fosse adiante”, destaca. A Escola Zilá foi escolhida através do minicenso educacional que apontou a região como ideal para a implantação do projeto.

O PROJETO EM PONTA GROSSA

O projeto Ana Moser, de cunho social, foi implantado em Ponta Grossa em 30 de maio de 2009. Tem como objetivo principal levar à comunidade noções de cooperação, de co-responsabilidade e de partilha através de atividades físicas determinadas pelo interesse da própria comunidade. O projeto é desenvolvido através de uma parceria entre a Prefeitura Municipal e a Concessionária CCR Rodonorte. O núcleo do IEE em Ponta Grossa é o primeiro formado no Paraná com a proposta de aliar o esporte à educação e com isso despertar as crianças e adolescentes para a cidadania, priorizando o atendimento em regiões de risco social. Nesses dois anos de funcionamento, o IEE fez acompanhamento periódico do trabalho desenvolvido em Ponta Grossa, treinando e orientando a equipe do núcleo ponta-grossense.
     A primeira sede do núcleo fica na Escola Municipal Marta Filipkowski, no Jardim Cachoeira, e atende cerca de 200 crianças e jovens de 6 até 18 anos da comunidade. Os participantes se reúnem as terças e quintas-feiras para a prática de futsal, vôlei e atletismo, modalidades definidas pela própria comunidade através de pesquisa. O sucesso da implantação do primeiro núcleo fez com que o projeto fosse ampliado e, a partir do dia 16 de maio, o segundo núcleo vai funcionar na Escola Municipal Professora Zilá Bernadete Bach, no Jardim Dom Bosco atendendo mais 250 crianças e jovens da localidade.