Convênio leva atendimento odontológico ao Cristo Rei

O prefeito Pedro Wosgrau Filho assinou ontem com o Centro de Ensino Superior dos Campos Gerais – CESCAGE – mais um convênio de parceria para oferta de serviços de saúde à comunidade. Pelo convênio o Cescage, através de seu curso de Odontologia, vai assumir o atendimento preventivo e curativo, no setor odontológico, na Unidade de Saúde Luís Fernando Cajado, no Cristo Rei. Ao município caberá ceder o espaço físico e equipos convencionais, além de um equipamento para atendimento de crianças de colo, que serão instalados naquela unidade de saúde. O convênio reforça uma ligação entre o curso de Odontologia do Cescage e a comunidade do Cristo Rei. Os professores das disciplinas de Odontologia e Saúde Coletiva e Clínica Extra-Muros estão há cerca de um ano em contato com os moradores daquela região, promovendo encontros com líderes comunitários e o levantamento de dados epidemiológicos, além de providenciar o mapeamento das famílias a serem atendidas, verificando necessidades, número de dependentes e renda familiar – ou seja, “definindo os elementos condicionantes da saúde que incorporam o meio físico (condições geográficas, água, alimentação e habitação”), o meio sócio-econômico e cultural (emprego, renda, educação e hábitos), para elaboração de um plano de atendimento apropriado”, de acordo com o professor Nelson Scholz Júnior, coordenador do curso de Odontologia do Cescage. Além do atendimento na Unidade de Saúde, também a escola municipal Idália Góes, que conta com certa de 160 alunos, e futuramente o Centro Municipal de Educação Infantil, estarão integrados ao plano de atendimento dos programas do Cescage, com ações de prevenção, educação familiar e atendimentos curativos, explica Scholz.Todos os atendimentos desenvolvidos pelos acadêmicos no Cristo Rei, por força do convênio, terão supervisão de professores extensionistas capacitados em programas de Odontologia Social e de Saúde na Família. A instituição ainda cogita desenvolver outras atividades junto àquela população, com os cursos de Agronomia, Medicina Veterinária, Farmácia, Nutrição, Administração, Direito, Fisioterapia e Enfermagem, como forma de trabalho de extensão.Pelo município, além do prefeito Pedro Wosgrau Filho – que destacou a parceria constante com o Cescage, em diversas atividades desenvolvidas no plano de atendimento comunitário – participaram também da assinatura do convênio, que teve lugar às 15h, no gabinete principal da Prefeitura, o secretário municipal de Saúde, Alberto Olavo de Carvalho, e a coordenadora de Saúde Básica, Ana Paula Carvalho. Pelo Cescage, além de Scholz Júnior, participaram ainda Cláudio Puríssimo, coordenador-geral acadêmico e Edilma Maravieski, cordenadora-geral administrativa.