Fiscais descobrem depósitos irregulares de resíduos

Nos últimos dias pelo menos quatro depósitos ilegais de resíduos sólidos foram localizados por fiscais do Departamento de Meio Ambiente, o órgão da Secretaria Municipal de Agricultura, Abastecimento e Meio Ambiente destinado a gerenciar o setor e fiscalizar a correta destinação de resíduos no município. Os quatro depósitos, segundo o diretor do Departamento, Paulo Barros, estão localizados às margens da estrada que liga a cidade à represa de Alagados. Foi encontrado, de acordo com Barros, lixo em quantidades pequenas, mas o impacto é grave. Além de lixo doméstico, os depósitos ilegais contém restos provenientes de limpeza de casas, como móveis velhos e resíduos de construção civil.De acordo com o diretor do Departamento de Meio Ambiente, esse tipo de atitude demonstra “a falta de consciência dos moradores daquela região ou de quem usa esses trechos desabitados para depositar lixo”. Segundo Paulo Barros, o descarte irregular de lixo é um dos mais sérios problemas sanitários de Ponta Grossa, responsável pela contaminação dos arroios da cidade e por impactos graves em vários pontos de equilíbrio ambiental delicado.A Secretaria Municipal de Agricultura, Abastecimento e Meio Ambiente está apurando a natureza do lixo encontrado para tentar encontrar os responsáveis pelo descarte irregular. Se foram identificados serão notificados, multados e responsabilizados pela recuperação ambiental das áreas atingidas. No entanto, equipes do município deverão promover, nos próximos dias, à limpeza dessas áreas, para minimizar os danos ambientais provocados pelo despejo irregular de lixo.