Museus

MUSEU CAMPOS GERAIS
O prédio que hoje abriga as instalações do Museu, foi construído na década de 20, para abrigar o Fórum de Ponta Grossa, onde funcionou até 1982. Foi restaurado procurando-se preservar as características arquitetônicas originais, e inaugurado no dia 28 de março de 1983 pelo então Reitor da Universidade Estadual de Ponta Grossa, Professor Daniel Albach Tavares.
Porém, seu acervo inicial vem de muito antes, do antigo Museu Campos Gerais criado pela diretoria do Centro Cultural Euclides da Cunha. Por essa razão grande parte das primeiras peças do acervo atual foram doadas pelo saudoso Professor Farias Antônio Michaele que na época da fundação era o Presidente Perpétuo daquela entidade. Por falta de uma sede própria, parte do material do primitivo Museu, por muito tempo, ficou sob a guarda do Departamento de História da então Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ponta Grossa.
Somente quando foram concluídos os trabalhos de restauração do edifício do Fórum, em 1983, é que, finalmente, o Museu Campos Gerais pode ter um espaço digno do seu valor e importância.
Foi graças ao empenho da Professora Maria Aparecida César Gonçalves, da Técnica em Assuntos Culturais Maria de Lourdes O. Pedroso e da cooperação dos alunos e professores dos Departamentos de História e de Geociências, que o Museu começou realmente a atuar na vida cultural princesina naquele ano de 1983.
Desde sua instalação, não deixou mais de crescer. Neste período esteve sob a direção competente de três diretores: Professora Maria Aparecida César Gonçalves, Dr. Clyceu Carlos de Macedo, Professor Alfredo Bertoldo Klas e atualmente Professora Maria Augusta D. Jorge.
O Museu se propõe armazenar, conservar e divulgar a memória histórica vinculada, principalmente, aos Campos Gerais.
Recebe em média 15.000 visitantes anuais, e nas dependências da antiga sala do Tribunal do Júri, são proferidas palestras a alunos, assim como reuniões de diferentes entidades culturais da cidade. Apresenta uma exposição de caráter eclético dividida em seção de Paleontologia, com exemplares de fósseis do Período Devoniano, em sua maioria coletados na própria região e adjacências; Seção Indígena com objetos oriundos de várias regiões do país; e o Ambiente Regional com apresentação de objetos e fotografias referentes a Ponta Grossa.
O Museu está sempre recebendo doações da população interessada na ampliação dos horizontes culturais das gerações mais novas.
Enfim, o Museu Campos Gerais, tem se dedicado ao conhecimento e a divulgação dos fatos relacionados com a gênese ponta-grossense, e através de exposições e palestras, tem procurado desenvolver o interesse pelas coisas relacionadas com o passado da região, esforçando-se, junto aos jovens estudantes, para estimular o desenvolvimento de um espírito favorável a conservação do nosso patrimônio histórico.
Telefone: (42) 3220.3470
Entrada Franca
Horário: Ter a sexta - 08:00 às 11:45 e 13:30 às 17:15
Sábado - 08:00 às 12h e 13:00 às 17:00
Localização: Rua Engenheiro Schamber, 686 – Centro
Antigo Banestado,Ponta Grossa – PR
E-mail: museucamposgerais@uepg.br
Site: www.uepg.br/museu
As visitas podem contar com monitoramento feito pelos estagiários do museu, com agendamento prévio. Esta ação educativa aperfeiçoa a compreensão do espaço museológico.

MUSEU ÉPOCA
O Museu Época consiste em um local de lazer e cultura. Possui um acervo com peças que retratam a história de várias regiões do Brasil, com coleção de moedas antigas, com destaque para duas de ouro, datadas de 1720, espadas utilizadas na Guerra do Paraguai rádios, armas, fotos, diversos telefones, móveis e outros objetos de igual valor históricos. A casa onde o museu está instalado data do século passado, por volta de 1880 e apresenta estilo arquitetônico Art Noveau.

Localizado atrás da Catedral SantAna, na Praça Roosevelt, 56.
Fone: (0xx42) 223-1877
Horário de Atendimento:
Segunda à sábado, das 08:00 às 18:00.
A entrada é franca.

MUSEU DE ARQUEOLOGIA
Localização: Rua José Joaquim da Maia, 154 – Oficinas, próximo ao Antigo Cine Teatro Pax
Telefone: (42) 3229.2109
Entrada: Visitantes – R$6,00 e Estudantes – R$3,00.
* Sempre ligar agendando.
Horário de Funcionamento: Ter à Sex das 8h ao 12h/ 13h30 às 17h30. Sáb e Dom das 13h30 às 17h30
E-mail: moacirsadowski@hotmail.com
Site: www.museuarqueologico.blospot.com