Furnas Gêmeas

* Reaberta desde o dia 08/08/2020 com as devidas precauções, devido a pandemia!

      

      As Furnas do Passo do Pupo fazem parte do Parque Nacional dos Campos Gerais, Unidade de Conservação de Proteção Integral, cuja gestão é feita pelo ICMBio.

     Furnas são orifícios crateriformes, "poços de desabamento" formados pela circulação de água subterrânea através de fraturas. Possuem grande importância ecológica, já que conduzem água em profundidade, recarregando o Aquífero Furnas. Apresentam microclima diferenciado, mais fresco que a parte externa, dada a presença de sombra, árvores e umidade.

      Existem diversas Furnas em nossa região, sendo que a grande maioria delas encontra-se dentro da chamada Depressão de Vila Velha, na qual o nosso Povoado Passo do Pupo está inserido. No Passo do Pupo, observam-se diversas feições de abatimento, sendo que as principais são as Furnas Gêmeas e a Furna Grande, que são furnas "secas", que ainda não atingiram o lençol freático.

    A biodiversidade da região pode ser apreciada na fauna e flora, diversas espécies de aves podem ser observadas na região, e, com sorte, alguns indivíduos terrestres, como o cachorro-vinagre, gato-do-mato, sussuarana, veado campeiro, veado catingueiro, tatu, irara, lobo-guará, etc. São locais interessantes para observação de aves, contemplação da paisagem e seu belo pôr do sol, geodiversidade e atividades ao ar livre (caminhadas por trilhas interpretativas, esportes e turismo de aventura).

    Além da fauna, diversas espécies de flora podem ser vistas na região, desde belas araucárias e imbuias até espécies de campos rupestres, como o cactus-bolinha, rainha do abismo, petúnia, bromélias e orquídeas.

   A visitação começa no Refúgio das Curucacas, onde é feito um briefing com informações importantes, o preenchimento do Termo de Conhecimento de Riscos e oferecidas perneiras para a caminhada segura. O Refúgio das Curucacas oferece atividades de trilha (https://refugiodascurucacas.com.br/trekking) e escalada (https://refugiodascurucacas.com.br/escalada-experiencias-turisticas).

Telefone: +55 42 99930-5500

E-mail: contato@refugiodascurucacas.com.br

Site: https://refugiodascurucacas.com.br/furnas-do-passo-do-pupo

      O acesso pode ser feito com veículo ou por trilhas ecológicas.

   Na visitação autoguiada (sem guia ou condutor do Refúgio das Curucacas), é permitido o acesso somente na parte superior da Furna. Para a visitação no interior das Furnas, é necessária a contratação de noss@s guias / condutores, preparados para conduzir os grupos com toda a segurança e cuidados com o meio ambiente, provendo informações para facilitar a interpretação dos principais aspectos da visitação. 

   Depois da visitação, recomenda-se visitar o histórico Povoado Passo do Pupo. O Povoado conta com a Capela Bom Jesus, que tem missa aos domingos, parquinho para as crianças e algumas festas tradicionais, como a Festa do Nosso Senhor Bom Jesus. O Povoado tem serviços, como a borracharia do Sandro, a serralheria e lanchonete do Paraílio, o Erasmo Construtor, o Bar Bom Jesus e a Mercearia da Nara.

   Para quem segue para a Cachoeira da Mariquinha, recomenda-se a Lanchonete Dolina's Lanches.

 

Exibir mapa ampliado