O que é o Programa Decola: a arte do Começo?
O Decola é um programa de ideação de negócios voltado para os potenciais novos empreendedores (MEI, ME), com o foco no autoconhecimento, capacitação e inovação.
E voltado para aquelas pessoas que querem empreender e não sabem por onde começar e estão em busca de encontrar o seu encaixe no mercado.
Assim, o Decola tem como propósito auxiliar os futuros empreendedores na ideação de seus negócios, a partir da utilização de metodologias inovadoras.
Venha decolar conosco.
Tônia Mansani de Mira
Presidente da Agência de Inovação e Desenvolvimento de Ponta Grossa
Inscreva-se
As inscrições podem ser feitas na Sala do Empreendedor, através do e-mail saladoempreendedor@pontagrossa.pr.gov.br ou através do formulário on-line disponível no site da prefeitura (botão abaixo).
Serão ofertadas 5 edições do Decola: a arte do começo por ano, com 3 encontros cada.
O Decola é um programa de ideação voltado para aquelas pessoas que querem empreender e não sabem por onde começar. Sua metodologia é composta por 3 encontros de 2 horas cada, tendo a inovação como diferencial competitivo. A inovação é cada vez mais importante para a estratégia das empresas. Inovação não é, tão somente, boas ideias. As ideias inovadoras devem avançar e se tornarem produtos e serviços que serão ofertados a um mercado cada vez mais competitivo.
1º Encontro: Tendências de mercado
Tendências de mercado são novos hábitos de consumo que estão determinando novos nichos de mercado a serem
explorados com grande potencial de crescimento.
De acordo com condições e com as próprias necessidades e vontades do consumidor, o mercado tem algumas tendências que ganham mais força que outras.
Na hora de investir, vale a pena conhecer quais são essas novas tendências de mercado porque, normalmente, elas apresentam os melhores resultados e crescimento em médio e longo prazos. Além disso, o investimento é uma forma de aproveitar a popularidade recente da tendência.
2º Encontro: Design Thinking
Design Thinking é uma ferramenta prática para a integração de habilidades e mentalidade inovadora. Desenvolvida em
Stanford, essa metodologia ensina estratégias criativas para que os indivíduos resolvam problemas.
O processo de Design Thinking combina empatia, criatividade e racionalidade para atender as necessidades do usuário e criar soluções bem sucedidas e de forma inovadora. Julgamentos são adiados no início do processo, o que reduz o medo do fracasso e incentiva o pensamento fora da caixa.
3º Encontro: Canvas de Proposta de Valor Essa ferramenta facilita o processo de compreensão dos segmentos de clientes e de criação de produtos de serviços para os mesmos, buscando um perfeito encaixe com aquilo que esses clientes desejam.
Valor: Conjunto de benefícios que a empresa proporciona aos clientes;
Proposta de Valor: Os benefícios que os clientes podem esperar de determinados produtos e serviços que uma empresa oferece.
Após estes 3 encontros o que se espera é que você encontre o seu encaixe no mercado.
Venha decolar conosco!