Centro de Cultura

O Centro de Cultura Cidade de Ponta Grossa foi criado pela Lei nº 3.929 de 28 de agosto de 1986 e inaugurado em 15 de setembro de 1988, com a proposta de servir como espaço cultural à comunidade pontagrossense.
O prédio, antiga residência de Amando Cypriano da Cunha, construído por volta de 1907, abrigou o então Ginásio Regente Feijó - primeiro da cidade - desde 1927 passando depos de alguns anos para o funcionamento do Instituto de Educação César Prieto Martinez até 1984.
A prefeitura solicitou doação do imóvel do Governo Estadual e num processo de recuperação e, excelente trabalho de restauração, restabeleceu as características da época em que foi construído.
O Centro de Cultura é um espaço democrático para todas as manifestações culturais, possuindo um auditório de 176 lugares - Sala Avelino Vieira - onde hoje funciona o auditório da TV EDUCATIVA e uma galeria de arte para exposições - Galeria João Pilarski - além de um espaço para eventos externos. Local de privilegiada localização central, é intensamente visitado pela comunidade de Ponta Grossa, da região dos Campos Gerais e de todas as localidades brasileiras.
O endereço do Centro de Cultura Cidade de Ponta Grossa é Rua Dr. Collares, 436 - fone 3223 2951.

AVELINO VIEIRA
Paranaense de Tomazina, onde nasceu a 3 de novembro de 1908. Filho de Miguel Antonio Vieira e Cecília B. Vieira, fez as primeira letras em sua cidade natal, transferindo-se mais tarde para Ponta Grossa, onde viveu grande parte da sua vida. Foi nesta cidade que iniciou sua atividade bancária, participando da direção do Banco Comercial do Paraná.
Ainda na sua cidade natal, após realizar os cursos ginasial e de técnico em contabilidade, dedicou-se à agricultura e à pecuária. Sentindo-se atraído pela política, lançou-se a um pleito local, elegendo-se prefeito, cargo que exerceu de 1933 a 1942. Mais tarde tornou-se deputado estadual de 1946 a 1951.
Foi o principal fundador do Banco Popular e Agrícola do Norte do Paraná - Banorte - e também fundador e superintendente do Banco Mercantil e Industrial do Paraná - Bamerindus - hoje HSBC Bamerindus.
Casou-se com Maria José de Andrade Vieira com quem teve os filhos: Norma, Claudio, Edison, Maria Lúcia, José Eduardo, Maria da Glória, Luiz Antonio e Maria Cristina.

JOÃO PILARSKI
Nasceu em 31 de dezembro de 1929 em Guaraúna - no então Município de Entre Rios (Guaragí) . Filho de Francisco e Vitória Pilarski.
João Pilarski é o caçula dos 12 irmãos que teve. Desde sua infância teve vontade de pintar. Começou na escola a desenhar e pintar com lápis de cor. Estudou até o segundo grau primário no Grupo Escolar Júlio Teodorico em Ponta Grossa mudando-se para Guaragí após a enfermidade sofrida.
Segundo os médicos, ele foi acometido de uma paralisia infantil, desconhecida na época e desde 1941 permanece enfermo em sua cama de rodas. Em 1952 agravou-se a doença aí tiveram que transferir-se para Ponta Grossa, onde obtinham mais recursos.
Por seus trabalhos artísticos de caráter primitivista, foi homenageado pelo Centro de Cultura Cidade de Ponta Grossa onde alí a galeria de exposições recebeu seu nome. Logo na entrada da galeria é possível ver um de seus trabalhos junto ao nome da galeria.