RUAS DO MUNICÍPIO

RUA AUGUSTO RIBAS

          Augusto Lustosa de Andrade Ribas, político ponta-grossense nasceu em 27 de agosto de 1847. Cidadão com militância ativa na vida pública desta cidade. No século XIX participou da organização e recepção do Imperador D. Pedro II, e de sua comitiva a Ponta Grossa. Junto a outras lideranças locais realizou a mudança do traçado da Estrada de Ferro do Paraná, cujo trecho afastava se muitos quilômetros do então centro da cidade, um grande feito para a cidade.

RUA CORONEL BITTENCOURT

       A Rua Coronel Bittencourt é continuação da Rua Augusto Ribas (Ruas das Tropas) a partir da Praça Barão do Rio Branco até o campus central da UEPG.  A Rua das tropas foi praticamente a primeira rua da cidade, pois nela que os tropeiros trafegavam rumo a Castro com suas tropas que chegavam a ter 300 animais.

RUA VISCONDE DE NACAR

          Sua abertura e desenvolvimento esta ligada a rua Balduino Taques, que teve um rápido crescimento em virtude de ser caminho para Guarapuava, para as colônias de imigrantes (Taquari) e para o cemitério municipal e também um caminho de acesso a região da Ronda, que era uma espécie de bairro-colônia, e não fazia parte do perímetro urbano até a década de 1940.

RUA BARÃO DO CERRO AZUL

          Ildefonso Pereira Correia, o Barão do Serro Azul, nasceu em Paranaguá, em 1849. Visionário industrial, comerciante, exportador de erva-mate, além de importante político paranaense. Foi Presidente da Câmara Municipal de Curitiba, deputado e vice-presidente da Província do Paraná em 1888. Em 8 de agosto do mesmo ano foi agraciado pelo Imperador D. Pedro II, com o título de Barão do Serro Azul.

RUA FREI CANECA

          O lugar onde está hoje a Matriz de Sant ‘Anna é o marco inicial do povoamento de Ponta Grossa. Segundo a lenda, os tropeiros e fazendeiros que já habitavam a região desejavam construir uma capela para rezar missas e para escolher o lugar decidiram soltar um casal de pombos e onde eles pousassem, seria construída a capela. Pousaram na colina mais alta e que já havia algumas casas.

Rua SILVA JARDIM, Antônio da.

          Ardoroso propagandista da República nasceu em Capivari (RJ), em 18 de agosto de 1869. Iniciou os estudos com o pai, modesto professor, que mantinha um curso primário em Capivari. Mudando-se depois para São Paulo, formou-se pela Faculdade de Direito do Lardo de São Francisco, em 1882. Jornalista desde os tempos de estudante, advogado em Santos, fez conferências republicanas em inúmeras cidades do interior paulista, sempre custeando as despesas de propaganda com seu próprio dinheiro.