Secretaria Municipal de Assistência Social

Últimas notícias da Secretaria Municipal de Assistência Social

Profissionais de diversas áreas discutem atendimento à pessoa com deficiência

     Começou hoje (24) o I Congresso Multidisciplinar dos Campos Gerais para a Pessoa com Deficiência, que vai reunir profissionais de diversas áreas para discutir o atendimento à pessoa com deficiência. “A atual gestão foi quem abriu as portas para a pessoa com deficiência em Ponta Grossa, sempre pensando na melhor maneira de atender e acolher a pessoa com deficiência no nosso município. Foi feita uma transformação no ginásio para ofertar diariamente atividades e atendimentos gratuitos.

Ação cria identidade visual para CEU das Artes

     O Centro de Artes e Esportes Unificados (CEU), instalado na Vila Coronel Cláudio, ganhou esta semana uma nova identidade visual, através da ação colaborativa de vários grafiteiros da cidade. Durante toda a tarde, o grupo esteve colorindo os muros do CEU, dando destaque a uma arte que tem a cara do bairro. “Foi uma ação muito bacana, porque além de definirmos agora nossa identidade, a comunidade também gostou da ação. Vários moradores prestigiaram e registraram a ação dos grafiteiros.

Idosos terão programação especial para Final de Ano

     A Prefeitura de Ponta Grossa, através da Secretaria Municipal de Assistência Social, preparou uma programação especial de Natal no Departamento do Idoso. As atividades tiveram início hoje, com uma divertida gincana na sede do Departamento, onde cerca de 100 idosos participaram das ações. A ideia é garantir que os idosos que participam das atividades no departamento tenham ações comemorativas pelas festividades de final de ano.

Especialista em psicologia do esporte adaptado palestra em PG

     Integrando a programação do I Congresso Multidisciplinar dos Campos Gerais para a Pessoa com Deficiência, estará em Ponta Grossa na próxima semana a psicóloga Eliane Lemos Ozores. Ela é fundadora do Instituto Entre Rodas & Batom, psicóloga do esporte adaptado, coordenadora de projetos para pessoas com deficiência e seus familiares, professora universitária e consultora em inclusão na educação, no trabalho e no esporte.

Congresso reúne especialistas no atendimento à pessoa com deficiência

     A Prefeitura de Ponta Grossa, através do Departamento da Pessoa com Deficiência, promove em novembro o I Congresso Multidisciplinar dos Campos Gerais para a Pessoa com Deficiência. Durante três dias, especialistas no atendimento à pessoa com deficiência, nas áreas da psicologia, fisioterapia, musicoterapia e medicina, estarão falando para um público formado por pessoas com deficiência, cuidadores e profissionais que atendem esses usuários.

Casamento comunitário oficializa união de 127 casais

     A Prefeitura de Ponta Grossa, através da Secretaria Municipal de Assistência Social, em parceria com o Cartório Santana e o Clube Tradição, realizou hoje a oficialização da união de 127 casais, em uma cerimônia de casamento comunitário. São casais que se cadastraram para essa cerimônia durante a realização do Ponta Grossa Cidadã, evento que levou diversos serviços e atendimento sociais a população, em maio deste ano. Sem nenhum custo aos mais de 120 casais, a celebração teve direito a tudo: aliança, vestido de noiva, troca de votos e muito mais de um casamento tradicional.

Majestades especiais da München são coroadas

     Três lindas rainhas foram coroadas na noite de ontem (6), no I Concurso de Rainha München Fest Especial, além da eleição de uma Miss Simpatia pelas próprias candidatas. O I Concurso para eleger as Rainhas Especiais da München contou com a participação de 11 candidatas, usuárias do Departamento da Pessoa com Deficiência e de instituições de atendimento a esse público em Ponta Grossa. O concurso é uma iniciativa da Prefeitura de Ponta Grossa, através da Secretaria Municipal de Assistência Social.

Encontro promove inclusão através da dança

     Jovens e adultos com deficiência realizaram nesta sexta-feira (6) diversas apresentações de dança na terceira edição do Encontro Para-Dançar. O evento, realizado pelo Ministério da Cultura, conta com o apoio da Prefeitura Municipal de Ponta Grossa, através da Fundação Municipal de Turismo e a Fundação Proamor. Grupos de dança constituído por pessoas com múltiplas deficiências, vindos de diversas cidades, se apresentaram no palco e empolgaram o público, que pode conferir tudo gratuitamente.

Candidatas a Rainha Especial disputam coroa amanhã

     A Prefeitura de Ponta Grossa, através da Secretaria Municipal de Assistência Social, realizou hoje a apresentação oficial das 11 candidatas ao I Concurso de Rainha Munchen Fest Especial. A iniciativa visa garantir a inclusão de pessoas com deficiência na tradicional Festa do Chopp Escuro.

Prorrogado prazo de inscrições do I Concurso de Rainha München Fest Especial

     A Prefeitura de Ponta Grossa, através da Secretaria Municipal de Assistência Social, prorrogou até o próximo dia 3 de novembro as inscrições para o I Concurso de Rainha Munchen Fest Especial. A iniciativa visa garantir a inclusão de pessoas com deficiência na tradicional Festa do Chopp Escuro. As inscrições devem ser feitas até dia 3 no Departamento da Pessoa com Deficiência, na rua Silva Jardim, nº7, das 13h30 às 18h.

Evento discute violência contra a pessoa idosa

     O IV Colóquio Sobre Violência Contra a Pessoa Idosa reuniu na tarde de hoje acadêmicos do curso de Serviço Social da UEPG, representantes do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa, trabalhadores da área e vários idosos no auditório do Asilo São Vicente de Paulo. O evento é promovido pelo Núcleo de Assistências Social, Jurídica e de Estudos sobre a Pessoa Idosa, da UEPG, como o apoio do Conselho Municipal.

Conselho repassa recursos para instituições de atendimento aos idosos

     O Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa (CMDPI), vinculado à Secretaria Municipal de Assistência Social, formalizou repasses de recursos para instituições da cidade que realizam o atendimento voltado à pessoa idosa em Ponta Grossa. Foram firmados convênios beneficiando cinco instituições da cidade, com recursos superiores a R$ 700 mil. O prefeito Marcelo Rangel e o secretário de Assistência Social, Julio Kuller, acompanharam a formalização dos repasses.

Estão abertas inscrições do I Concurso de Rainha Münchenfest Especial

     Meninas com deficiência, com idade entre 18 e 30 anos, já podem se inscrever para participar do I Concurso de Rainha Münchenfest Especial, uma proposta da Prefeitura de Ponta Grossa, desenvolvida pela Secretaria Municipal de Assistência Social, para garantir a inclusão de pessoas com deficiência na tradicional Festa do Chopp Escuro. As inscrições seguem abertas até o dia 30 de outubro e devem ser realizadas no Departamento da Pessoa com Deficiência, na rua Silva Jardim, nº7, das 13h30 às 18h.

Desafio leva 20 novos usuários ao Departamento da Pessoa com Deficiência

     O desafio “Amor sem Fronteiras”, proposto pela Secretaria Municipal de Assistência Social para aumentar o número de usuários atendidos pelo Departamento da Pessoa com Deficiência, está obtendo resultados muito positivos. Lançado no final do mês de setembro, o desafio já conseguiu levar 20 novos usuários para cadastro e atendimento no Departamento da Pessoa com Deficiência, que promove diariamente acompanhamento com fisioterapia e fonoaudiologia, além de oficinas de dança, circo e várias outras.

Creas Sentinela comemora Dia das Crianças com novidades

     As crianças e adolescentes assistidas pelo Centro de Referência Especializada de Assistência Social – Creas Sentinela – participaram hoje de uma comemoração pelo Dia das Crianças. Além da festividade, com distribuição de lanche, doces e promoção de várias brincadeiras, o dia também foi de novidades, como lançamento do projeto “Preservação do meio ambiente, um caminho para paz” e a inauguração da brinquedoteca. As atividades foram organizadas para 100 crianças e adolescentes e seus familiares.

Semana do Idoso promove atividades culturais

     A Secretaria Municipal de Assistência Social, através do Departamento do Idoso, realizou hoje a abertura da Semana do Idoso, uma atividade comemorativa que prevê apresentações artísticas e culturais para os idosos que participam das ações no Departamento, nos grupos de terceira idade e nos Centros de Convivência de Terceira Idade.

Conselheiros Tutelares da gestão 2016/2020 são eleitos

     Mais de 9200 eleitores participaram do processo de eleição para os 15 novos conselheiros tutelares, que ocupam o posto pela gestão 2016/2020. Esta foi a primeira eleição unificada para conselheiro tutelar, em que toda a população pode participar da escolha. A votação ficou centralizada no Campus Central da Universidade Estadual de Ponta Grossa.

Encontro Regional promove integração entre idosos da região

     Com a participação de grupos da terceira idade de Ponta Grossa, Castro, Carambeí, Ortigueira, Telêmaco Borba, Imbaú, Palmeira, Arapoti, Imbituva, Irati, Ipiranga, Guamiranga e Jaguariaíva, o II Encontro Regional da Pessoa Idosa reuniu mais de duas mil pessoas no Centro de Eventos. O evento foi preparado em comemoração ao Dia Internacional do Idoso e aos 13 anos de criação do Estatuto do Idoso.

Desafio quer aumentar atendimentos no Departamento da Pessoa com Deficiência

     Para conseguir aumentar o número de atendimentos no Departamento da Pessoa com Deficiência, a Secretaria Municipal de Assistência Social deu hoje início a um desafio para a população de Ponta Grossa. A “corrente do amor sem fronteiras” prevê que cada um que estiver engajado com o desafio leve ao Departamento uma pessoa com deficiência que não esteja sendo atendida em nenhuma entidade da cidade.

Departamento da Pessoa com Deficiência concorre ao prêmio Gestor Público

     O atendimento realizado à pessoa com deficiência pela Secretaria de Assistência Social (SMAS) está concorrendo ao prêmio Gestor Público Paraná, promovido pelo Sindicato dos Auditores Fiscais da Receita do Estado. Dois avaliadores da Receita Estadual estiveram na manhã de hoje conhecendo e acompanhando o Programa de Atendimento Além dos Olhos, desenvolvido pela SMAS através do Departamento da Pessoa com Deficiência, no Ginásio Jamal Farjalla Bazzi.

Páginas