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PROCON, a serviço do consumidor

          Desde o dia 17 de outubro de 2014 sob a coordenação de Edgar Hampf, a Coordenadoria de Proteção e Orientação ao Consumidor de Ponta Grossa – PROCON – órgão que integra a Secretaria Municipal de Cidadania e Segurança Pública, tem o compromisso de atuar com determinação a serviço do consumidor. As relações de consumo, reguladas pela legislação, são protegidas e devem, sempre que necessário, ser supervisionadas pelos órgãos competentes. O PROCON de Ponta Grossa atua tanto de maneira preventiva, orientando fornecedores e consumidores, e intervindo quando necessário, quanto de maneira corretiva, de modo a garantir ao consumidor o respeito a seus direitos e prerrogativas.
         A ação do PROCON está baseada na busca de soluções para o atendimento das demandas do consumidor: a sua eficácia está na restauração e pleno exercício dos direitos do cidadão/consumidor, de forma ágil e permanente.
          Em favor desse objetivo, o PROCON orienta quem o procura, seja pessoalmente, seja por telefone ou e-mail. A primeira opção é sempre a busca da solução consensual, através do diálogo e da demonstração clara da estipulação legal. Em não havendo solução nessa mediação, as demandas são transformadas em processo e seguem a tramitação estabelecida pelas leis de defesa do consumidor, com as eventuais sanções administrativas previstas para o fornecedor que infringir as normas.
          O acesso ao PROCON é gratuito e aberto: orientações, resposta a dúvidas de fornecedores e consumidores e o atendimento a reclamações podem ser dirigidas pelo e-mail procon@pontagrossa.pr.gov.br, pelos telefones 151 e 0800-645-1250, ou ainda pessoalmente, no piso térreo da Prefeitura Municipal de Ponta Grossa, na avenida Visconde de Taunay, 950.


PESQUISAS

PESQUISA DE MATERIAL ESCOLAR 2016

PESQUISA DE PREÇOS - PÁSCOA 2014

PESQUISA DE PREÇOS - PÁSCOA 2013

PESQUISA DE PREÇOS - PÁSCOA 2013 (produtos iguais)

PESQUISA DE PREÇOS DE MATERIAL ESCOLAR EM LOJAS 2013

PESQUISA DE PREÇOS DE MATERIAL ESCOLAR EM MERCADOS 2013

VARIAÇÃO DE PREÇOS DE MATERIAL ESCOLAR 2013

PESQUISA DE PREÇOS PÁSCOA 2012

LISTA MATERIAL ESCOLAR 2012

NOTA ESCLARECIMENTO PLANOS DE SAÚDE

NOTA ESCLARECIMENTO TV CABO

NOTA ESCLARECIMENTO ESTACIONAMENTOS

RANKING DO COMPORTAMENTO DOS FORNECEDORES EM AUDIÊNCIA CONCILIATÓRIA

NOTA DE ESCLARECIMENTO DE PREÇOS

GUIA ORIENTADOR PARA CELÍACOS

PESQUISA DE PREÇOS PÁSCOA 2011

NOTA DE ESCLARECIMENTO PASCOA Nº 01/2011

PESQUISA DE PREÇOS DE MATERIAL ESCOLAR 2011 (PDF) - ATUALIZADO (12/01/2011) 

PESQUISA DE PREÇOS DE MATERIAL ESCOLAR 2011 (XLS) - ATUALIZADO (12/01/2011)

RELATÓRIO ECONÔNICO (Deve ser preenchido e entregue junto com a impugnação ou recurso do processo administrativo)

NOTA DE ESCLARECIMENTO N° 01/2010

MODELO DE REQUERIMENTO TAC (DOC)

MODELO DE REQUERIMENTO TAC (PDF)

PESQUISA DE PREÇOS DE MATERIAL ESCOLAR 2010 (PDF)

INFORMAÇÕES
Endereço: Avenida Visconde de Taunay, 950 - Ronda. CEP: 84051-900
Telefones: Disque 151 ou (42) 3901-1515 / 1516 / 1880 / 2028
Fax: (42) 3901-1519
Atendimento: Segunda-feira à sexta-feira, das 12:00 às 18:00 horas.
Email: procon@pontagrossa.pr.gov.br

Coordenador: Edgar Hampf

 

 

 

Últimas notícias do PROCON

Procon orienta consumidores em contratos com imobiliárias

Em função do elevado número de consultas verificado nos últimos dias, diante de circunstâncias bastante específicas – como a cobrança do IPTU – o PROCON está orientando os consumidores que alugam imóveis através de imobiliárias. Segundo o coordenador do Procon de Ponta Grossa, Edgar Hampf, são diversas as consultas sobre procedimentos e cobranças de taxas feitas por imobiliárias aos consumidores/locatários. Em vista disso, e para proteger o interesse do consumidor, o órgão está tornando públicas essas orientações.

MATERIAL ESCOLAR: PROCON aponta diferenças superiores a 300%

Conforme havia anunciado, a Coordenadoria de Proteção e Defesa do Consumidor de Ponta Grossa (PROCON) divulgou nesta quarta-feira pesquisa com os preços de 190 itens de material escolar. Sob a supervisão do coordenador executivo Edgar Hampf, a pesquisa foi desenvolvida pela chefe de Controle Processual, Franciele Nascimento. O Procon, que integra a estrutura da Secretaria Municipal de Cidadania e Segurança Pública, apurou que a maioria dos itens pesquisados tem diferença de até 50% (131 itens).

1301_pesquisa_matescolar_-_final-2016.pdf - por imprensa em 13/01/2016 - 16:49:10

Lei estadual acaba com troco “a menos”

Já está em vigor em todo o Paraná a lei estadual 18.648, de 16 de dezembro de 2015, publicada na edição 9.600 do Diário Oficial do Estado do Paraná, tornando obrigatória a devolução “integral e em espécie” do troco ao consumidor, tanto de bens quanto de serviços, quando o pagamento for feito em dinheiro. Segundo o coordenador executivo do Procon Ponta Grossa, Edgar Hampf, a recomendação do órgão sempre foi nesse sentido.

Procons de todo o país investiga, operadoras de telefonia móvel

Numa ação conjunta inédita, os PROCONS de todo o país instauraram procedimentos para investigar a realização de publicidade enganosa pelas operadoras de telefonia móvel. Historicamente, as empresas de telefonia fixa e móvel vêm ocupando os primeiros lugares nos rankings de reclamações nos órgãos de defesa do consumidor, cujas queixas vão desde cobrança indevida, má prestação de serviços, suspensão indevida do acesso à internet, entre outros.

PROCON: Produtos de Natal têm diferenças de mais de 100%

Durante os dias 26 e 27 de novembro, o Procon de Ponta Grossa , órgão da Secretaria Municipal de Cidadania e Segurança Pública, levantou os preços praticados pelas quatro principais redes de varejo da cidade para produtos típicos do período de Natal. As diferenças encontradas são bastante substanciais. Em alguns casos, ultrapassam 100%, como ocorre com as azeitonas de determinada marca.

0112_pesquisa_natal_procon.pdf - por imprensa em 01/12/2015 - 18:07:43

Previna-se contra fraudes na “Black Friday”, alerta PROCON

Na próxima sexta-feira, acompanhando uma promoção varejista maciça nos Estados Unidos, muitas lojas brasileiras apresentarão descontos numa campanha intitulada “Black Friday” (em tradução literal, “sexta-feira negra”). A orientação do PROCON Ponta Grossa para que o consumidor que pretende aproveitar a data não saia prejudicado é pesquisar os preços dos produtos antecipadamente.

PROCON alerta: embalagens estão sendo modificadas

O PROCON Ponta Grossa, órgão de defesa e orientação do consumidor, que integra a estrutura da Secretaria Municipal de Cidadania e Segurança Pública, faz um alerta aos ponta-grossensses. Segundo o coordenador Edgar Hampf, é comum encontrara nas gôndolas dos supermercados embalagens tradicionais com quantidade menor de produto e, muitas vezes, com o mesmo preço de antes.

Serviços essenciais funcionam normalmente mesmo com feriado

Em virtude da transferência do feriado relativo ao Dia do Funcionário Público (28/10) para a sexta-feira, 30 de outubro e do feriado de Finados, na segunda-feira (02/11), alguns serviços públicos municipais irão funcionar em regime de plantão.
A Praça de Atendimento ficará aberta na sexta-feira, mesmo com o feriado, com plantão exclusivo para a emissão de guias para o pagamento das dívidas com o Município com o desconto de 90% (nos juros e multa de mora) no Programa Permanente de Recuperação Fiscal (PPRF).

Compras do Dia das Crianças exigem cuidados

É importante escolher o brinquedo compatível com a idade da criança e verificar a sua durabilidade, segurança e qualidade. Estas são algumas das orientações do PROCON-PR para os consumidores que irão adquirir presentes para o Dia das Crianças. Não se deve esquecer da pesquisa de preços, explica a diretora, do PROCON-PR, Claudia Silvano, pois existem diferenças, bem significativas, para um mesmo produto entre os estabelecimentos. Além disso, na hora da compra, pedir sempre a nota fiscal, que é o comprovante válido da aquisição, da garantia e necessário para eventuais reclamações.

Bancos não podem recusar atendimento, alerta Procon

Em diversas situações, o Procon de Ponta Grossa foi procurado por consumidores que sentiram-se lesados pela ação de agências bancárias que recusaram-se a prestar atendimento. Na maioria dos casos, houve a recusa do atendimento básico, o pagamento de boletos nos caixas presenciais. De acordo com o coordenador-executivo do órgão, Edgar Hampf, todas as agências bancárias de Ponta Grossa – sem exceção – foram alertadas sobre a irregularidade e advertidas a respeito das penalidades que podem ser aplicadas em razão dessa atitude.

Procon alerta: consumidor deve receber troco exato

Uma prática comercial tolerada durante muitos anos pode estar prejudicando milhares de consumidores. Segundo o coordenador executivo do Procon de Ponta Grossa, Edgar Hampf, todos os dias consumidores acabam perdendo dinheiro em transações comerciais normais, porque, na realidade, não consideram pequenos valores. Uma prática que ajuda a consumir o dinheiro do indivíduo é o descuido com o troco, explica o coordenador.

AUTOMÓVEIS: Nova lei prevê muito mais informação, alerta Procon

A comercialização de veículos novos e usados terá novas regras a partir desta segunda-feira, dia 25 de maio, quando entra em vigor a lei federal 13.111/2015. Com as novas regras, a lei amplia o leque de informações que devem ser fornecidas aos consumidores, possibilitando que ele tenha à sua disposição os dados necessários para fazer sua opção de compra de forma consciente e segura.

Procon/PR faz mutirão online para renegociação de dívidas

O Procon/PR promove a partir desta sexta-feira (15), e até o final do mês de maio de 2015, um mutirão online de renegociação de dívidas. A ação, inédita, se desenvolverá exclusivamente pela internet, através da plataforma de solução de conflitos CONSUMIDOR.GOV.BR. De acordo com a diretora do PROCON-PR, Claudia Silvano, a iniciativa de fazer a ação através da plataforma CONSUMIDOR.GOV.BR busca atender todos os consumidores do Estado, especialmente aqueles que residem em municípios onde não existem Procons.

Procon notifica operadoras contra bloqueio de internet

Seguindo deliberação conjunta dos Procons do país, reiterada este mês pela Associação Brasileira de Procons, o órgão de defesa do consumidor de Ponta Grossa expediu, nesta quinta-feira, notificações às operadoras de telefonia móvel, em função das mudanças na forma de cobrança na prestação de acesso à internet.

Estratégia agiliza atendimento e resolução de conflitos no Procon

Sob nova coordenação e dinâmica, o Procon Ponta Grossa tem trabalhado com ações resolutivas, que apresentam resultados antes mesmo se tornarem processos administrativos ou que sigam para outras instâncias. O balanço do primeiro trimestre deste ano mostra que dos 1.841 atendimentos (uma média de trinta a cada dia útil), 48,8% foram de orientação e esclarecimento. Isso é o resultado de uma ação muito simples: priorizar o atendimento às solicitações de orientação e responder às dúvidas dos consumidores.

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