PROCON

Institucional | Matérias | Pesquisas | Pesquisas de Combustíveis | Pesquisas de Tarifas Bancárias | Consultar Processos | Cartilhas

PROCON, a serviço do consumidor

          Desde o dia 17 de outubro de 2014 sob a coordenação de Edgar Hampf, a Coordenadoria de Proteção e Orientação ao Consumidor de Ponta Grossa – PROCON – órgão que integra a Secretaria Municipal de Cidadania e Segurança Pública, tem o compromisso de atuar com determinação a serviço do consumidor. As relações de consumo, reguladas pela legislação, são protegidas e devem, sempre que necessário, ser supervisionadas pelos órgãos competentes. O PROCON de Ponta Grossa atua tanto de maneira preventiva, orientando fornecedores e consumidores, e intervindo quando necessário, quanto de maneira corretiva, de modo a garantir ao consumidor o respeito a seus direitos e prerrogativas.
         A ação do PROCON está baseada na busca de soluções para o atendimento das demandas do consumidor: a sua eficácia está na restauração e pleno exercício dos direitos do cidadão/consumidor, de forma ágil e permanente.
          Em favor desse objetivo, o PROCON orienta quem o procura, seja pessoalmente, seja por telefone ou e-mail. A primeira opção é sempre a busca da solução consensual, através do diálogo e da demonstração clara da estipulação legal. Em não havendo solução nessa mediação, as demandas são transformadas em processo e seguem a tramitação estabelecida pelas leis de defesa do consumidor, com as eventuais sanções administrativas previstas para o fornecedor que infringir as normas.
          O acesso ao PROCON é gratuito e aberto: orientações, resposta a dúvidas de fornecedores e consumidores e o atendimento a reclamações podem ser dirigidas pelo e-mail procon@pontagrossa.pr.gov.br, pelos telefones 151 e 0800-645-1250, ou ainda pessoalmente, no piso térreo da Prefeitura Municipal de Ponta Grossa, na avenida Visconde de Taunay, 950.


PESQUISA DE PREÇOS - PÁSCOA 2014 

PESQUISA DE PREÇOS - PÁSCOA 2013

PESQUISA DE PREÇOS - PÁSCOA 2013 (produtos iguais)

PESQUISA DE PREÇOS DE MATERIAL ESCOLAR EM LOJAS 2013

PESQUISA DE PREÇOS DE MATERIAL ESCOLAR EM MERCADOS 2013

VARIAÇÃO DE PREÇOS DE MATERIAL ESCOLAR 2013

PESQUISA DE PREÇOS PÁSCOA 2012

LISTA MATERIAL ESCOLAR 2012

NOTA ESCLARECIMENTO PLANOS DE SAÚDE

NOTA ESCLARECIMENTO TV CABO

NOTA ESCLARECIMENTO ESTACIONAMENTOS

RANKING DO COMPORTAMENTO DOS FORNECEDORES EM AUDIÊNCIA CONCILIATÓRIA

NOTA DE ESCLARECIMENTO DE PREÇOS

GUIA ORIENTADOR PARA CELÍACOS

PESQUISA DE PREÇOS PÁSCOA 2011

NOTA DE ESCLARECIMENTO PASCOA Nº 01/2011

PESQUISA DE PREÇOS DE MATERIAL ESCOLAR 2011 (PDF) - ATUALIZADO (12/01/2011) 

PESQUISA DE PREÇOS DE MATERIAL ESCOLAR 2011 (XLS) - ATUALIZADO (12/01/2011)

RELATÓRIO ECONÔNICO (Deve ser preenchido e entregue junto com a impugnação ou recurso do processo administrativo)

NOTA DE ESCLARECIMENTO N° 01/2010

MODELO DE REQUERIMENTO TAC (DOC)

MODELO DE REQUERIMENTO TAC (PDF)

PESQUISA DE PREÇOS DE MATERIAL ESCOLAR 2010 (PDF)

INFORMAÇÕES
Endereço: Avenida Visconde de Taunay, 950 - Ronda. CEP: 84051-900
Telefones: Disque 151 ou (42) 3901-1515 / 1516 / 1880 / 2028
Fax: (42) 3901-1519
Atendimento: Segunda-feira à sexta-feira, das 12:00 às 18:00 horas.
Email: procon@pontagrossa.pr.gov.br

Coordenador: Edgar Hampf

 

 

 

procon-lista-de-precos-material-escolar-lojas-2013.pdf - por webmaster em 24/01/2013 - 17:42:19
procon-lista-de-precos-material-escolar-mercados-2013.pdf - por webmaster em 24/01/2013 - 17:42:19
procon-lista-de-precos-material-variacao-de-precos-2013.pdf - por webmaster em 24/01/2013 - 17:42:19

Últimas notícias do PROCON

Procon alerta consumidor sobre compras para o Dia das Mães

  Depois do Natal, o Dia das Mães é a data comemorativa em que as vendas mais aumentam. Em função disso a Coordenadoria Municipal de Proteção ao Consumidor (Procon) orienta os consumidores para tomar alguns cuidados ao de sair em busca do presente. A pesquisa de preços é a melhor opção para quem quer economizar: “as lojas oferecem diversas ofertas, e o que parece simples pode se complicar se o consumidor não for atencioso”, explica Davison Silva, coordenador do Procon.

Procon orienta consumidor

A equipe do Procon de Ponta Grossa esteve nesta sexta-feira (15) no Terminal Central para uma ação de orientação á população, relativa ao Dia do Consumidor. Durante toda a tarde, o presidente do Procon, Davison Silva, e sua equipe distribuíram panfletos e também a cartilha do consumidor e esclareceram dúvidas. O consumidor que se sentir lesado pode procurar o Procon pelo número 151, para informações, ou 3901-1880, ou ainda comparecer ao local, na sede central da Prefeitura de Ponta Grossa, a partir das 12h. As senhas para atendimentos são limitadas.

Procon aponta diferença de até 93% em itens de Páscoa

O Procon de Ponta Grossa divulgou nesta sexta-feira (15) a pesquisa de Páscoa, apontando valores de chocolates em sete estabelecimentos comerciais, realizada nos últimos dois dias. Ovos de chocolate e bombons de diferentes marcas e de vários tamanhos foram comparados e a pesquisa  apontou variação de até 93% nos preços de itens iguais. A pesquisa abrangeu 193 itens das marcas Bauducco, Visconti, Ferrero, Garoto, Kinder, Lacta e Nestlé e foi realizada nos hipermercados Big, Condor e Muffato, Lojas Americanas, Supermercado Vítor e Havan.

1503 Pesquisa lista páscoa.xls - por imprensa em 15/03/2013 - 15:33:24

Funcionárias públicas são homenageadas

Mais de 170 funcionárias da Prefeitura de Ponta Grossa tiraram um pequeno tempo do trabalho para receberem a homenagem da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA) pelo seu dia. Além do lanche especial e do sorteio de brindas, as funcionárias assistiram a uma palestra sobre a saúde da mulher, ministrada pela dr.ª Eliane Pinheiro. A homenagem foi prestada no período da manhã, para 90 mulheres, e da tarde, para 83 participantes.

Procon divulga pesquisa de preço de material escolar

O Procon de Ponta Grossa divulgou nesta quarta-feira a pesquisa de preço dos materiais escolares, realizada entre os dias 16 a 18 de janeiro. A pesquisa foi baseada em uma lista de materiais escolares genérica, que abrange itens requeridos em todos os níveis de ensino. Foram verificados valores de 150 itens em dez estabelecimentos: Paredão Papelaria, Verbo Livraria, Casa China, Torres, Papel Plus Papelaria, GGPel, Supermercado Tozetto, Supermercados Condor, Supermercado Muffato e Supermercado Big.

LISTA CONJUNTA.xls - por imprensa em 23/01/2013 - 19:09:36

PESQUISA PÁSCOA: Diferença de preços chega a 112%

O Procon de Ponta Grossa divulgou nesta quinta-feira a pesquisa de preços de chocolates, realizada entre os dias 19 a 21 de março, em quatro estabelecimentos. A pesquisa mostra que é importante a observação do consumidor se quiser economizar, pois os preços chegam a variar em até 112%. Foram verificados 183 produtos nos supermercados Big, Condor, Mufatto e nas Lojas Americanas.

EFICIÊNCIA - Conciliação no Procon resolve mais de 67% dos conflitos

Com dados expressivos, a Coordenadoria Municipal de Defesa do Consumidor de Ponta Grossa (Procon) de Ponta Grossa registrou alto índice de resolução de conflitos em audiências em 2011, revelando-se extremamente eficiente no exercício de suas funções. De acordo com o coordenador municipal do órgão, Pietro Arnaud, 67% dos processos administrativos abertos foram resolvidos em audiências conciliatórias e 33% precisaram de parecer jurídico.

DIREITOS E DEVERES - Procon esclarece dúvidas sobre serviços de Tv a Cabo

Visando dar publicidade aos consumidores e aos fornecedores dos diretos e deveres relativos aos serviços de TV a Cabo, Distribuição de Sinais Multiponto Multicanal (MMDS), de Distribuição de Sinais de Televisão e de Áudio por Assinatura Via Satélite (DTH) e Especial de TV por Assinatura (TVA), a Coordenadoria Municipal de Defesa do Consumidor de Ponta Grossa (Procon) de Ponta Grossa elaborou a Nota de Esclarecimento 04/2011 (TV a Cabo).

“EDUCAÇÃO PARA O CONSUMO” - Procon abre agenda de cursos para escolas

A coordenadoria de Proteção e Defesa do Consumidor - Procon - de Ponta Grossa colocou em prática o curso de “Educação para o Consumo”, destinado a jovens estudantes do município, nesta terça-feira (27). Centenas de alunos da Escola Estadual Linda Bacila participaram ativamente da primeira palestra do projeto proferida pelo coordenador do Procon, Pietro Arnaud. De acordo com o coordenador, o objetivo principal do curso é esclarecer aos jovens consumidores do Ensino Fundamental e do Ensino Médio acerca de seus direitos e deveres. “Visamos um consumo consciente dos produtos e serviços à disposição no mercado de consumo”, destaca Arnaud.

Procon promove orientação sobre exibição de preços nos produtos

Na próxima semana, o Procon de Ponta Grossa inicia uma campanha de orientação para lojistas e consumidores sobre a lei que determina a afixação dos preços dos produtos ou serviços oferecidos no comércio. A equipe do Procon visitará lojas da Vicente Machado, do Calçadão da rua Coronel Cláudio e do Shopping Palladium.

OPERÁRIO X CIANORTE - Procon fiscaliza venda de ingressos neste domingo

     Uma equipe da Coordenadoria de Proteção e Defesa do Consumidor de Ponta Grossa (Procon) vai fiscalizar a venda de meia-entrada no Estádio Germano Krügger, durante o jogo do Operário contra o Cianorte, neste domingo (17). De acordo com o coordenador municipal do órgão, Pietro Arnaud, a intenção é de evitar que a venda da meia-entrada seja limitada. “A informação de que a limitação na venda de ingressos meia-entrada é legal é inverídica, é uma simulação para não garantir o direito do consumidor”, salienta o coordenador.

PÁSCOA - PROCON divulga pesquisa que aponta diferença de até 68% no preço de chocolates

     Para incentivar o consumidor a reduzir os gastos no período da Páscoa, a Coordenadoria de Proteção e Defesa do Consumidor de Ponta Grossa – Procon – promoveu uma grande pesquisa de preços de chocolates em cinco estabelecimentos comerciais de Ponta Grossa, entre os dias 5 e 8 de abril. Ovos de chocolate e bombons de diferentes marcas e de vários tamanhos foram comparados e a conclusão do laudo foi uma variação de até 68% nos preços de itens iguais.

Projeto garante maior efetividade ao Procon

Desde a semana passada, tramita na Câmara Municipal projeto de lei que garante maior efetividade ao Procon em Ponta Grossa. O projeto foi apresentado pela Prefeitura de Ponta Grossa e prevê a criação do Sistema Municipal de Defesa do Consumidor (SMDC), que será composto de um novo Conselho de Defesa do Consumidor, a Comissão Permanente de Normatização (CMPS) e permitindo maior abrangência do Conselho Municipal de Defesa do Consumidor (Conprocon). Com a aprovação da legislação, o Procon se moderniza e se aproxima do Departamento Nacional de Defesa do Consumidor.

Alunos da rede municipal de ensino ganham material escolar

Os alunos do Ensino Fundamental da rede municipal de ensino de Ponta Grossa já iniciam as aulas com todo o material escolar necessário durante todo o ano, que é distribuído pelo municipio anualmente. O ano letivo em Ponta Grossa inicia na próxima quarta-feira (09) e até lá, todas as escolas já estarão com o material escolar pronto para ser distribuído para cada criança. Portanto, a Prefeitura ressalta aos pais que têm filhos na rede municipal de ensino que não é necessário comprar o material escolar. As escolas municipais não estão autorizadas a pedir aos pais qualquer tipo de material.

Procon divulga pesquisa de preço de material escolar

A pesquisa de preços de material escolar, divulgada nesta terça-feira (11) pelo Procon de Ponta Grossa, mostra que os pais devem ficar atentos aos preços. A pesquisa realizada pelo Procon foi baseada em uma lista de materiais escolares genérica, que abrange itens requeridos em todos os níveis de ensino. O estudo foi realizado em seis estabelecimentos comerciais de Ponta Grossa entre os dias 6 e 10 de janeiro e pode ser encontrado no site do Procon (www.pontagrossa.pr.gov.br/procon).

Procon encerra 2010 com 80% dos processos resolvidos

O balanço de 2010 do Procon Ponta Grossa mostra que os consumidores ponta-grossenses estão mais atentos. De março até novembro foram abertos mais de 1,2 mil processos, com 80% deles resolvidos e o restante ainda aguarda decisão. A maior parte dos casos reclamados foi resolvido através de acordos. A média tem sido excelente: de cada 12 pessoas atendidas pelo Procon, apenas uma abre processo administrativo.

PROCON fiscaliza comércio

Na época das compras de Natal os consumidores ficam desatentos ao que diz a lei, produtos expostos nas vitrines devem vir acompanhados de seus preços de forma simples e visível. A prática nem sempre é seguida pelos comerciantes e, sem saber, o cliente corre risco de levar um item que não cabe no orçamento. Para evitar que os consumidores caiam na armadilha, equipes do PROCON/PG fiscalizaram lojas na cidade. O Órgão de Proteção ao Consumidor esteve anteriormente orientando os lojistas sobre forma de fixação de preços em vitrines.

Procon apresenta metas ao Conselho de Proteção ao Consumidor

O Conselho Municipal de Proteção ao Consumidor (Conprocon) empossou nesta terça-feira (19) os novos conselheiros, que juntamente com o Procon, irão conduzir o trabalho do órgão e estabelecer as metas de aplicação dos recursos do Fundo Municipal de Proteção ao Consumidor (Funprocon), que conta com R$ 94 mil, depositados nos últimos seis anos.

DIA DAS CRIANÇAS - Procon orienta sobre cuidados na hora das compras

     Com a proximidade do dia das crianças, comemorado a 12 de outubro, o Procon de Ponta Grossa alerta para alguns cuidados que devem ser tomados no momento das compras. A primeira orientação feita pelo coordenador do Procon, Pietro Arnaud Santos, é para que os consumidores façam suas compras no mercado formal. “Os consumidores têm os seus direitos garantidos pelo Código de Defesa do Consumidor quando fazem suas compras no mercado formal e a nota fiscal tem papel fundamental nesse contexto”, salienta o coordenador.

Páginas