PROCON

Institucional | Matérias | Pesquisas | Pesquisas de Combustíveis | Pesquisas de Tarifas Bancárias | Consultar Processos | Cartilhas

PROCON, a serviço do consumidor

          Desde o dia 17 de outubro de 2014 sob a coordenação de Edgar Hampf, a Coordenadoria de Proteção e Orientação ao Consumidor de Ponta Grossa – PROCON – órgão que integra a Secretaria Municipal de Cidadania e Segurança Pública, tem o compromisso de atuar com determinação a serviço do consumidor. As relações de consumo, reguladas pela legislação, são protegidas e devem, sempre que necessário, ser supervisionadas pelos órgãos competentes. O PROCON de Ponta Grossa atua tanto de maneira preventiva, orientando fornecedores e consumidores, e intervindo quando necessário, quanto de maneira corretiva, de modo a garantir ao consumidor o respeito a seus direitos e prerrogativas.
         A ação do PROCON está baseada na busca de soluções para o atendimento das demandas do consumidor: a sua eficácia está na restauração e pleno exercício dos direitos do cidadão/consumidor, de forma ágil e permanente.
          Em favor desse objetivo, o PROCON orienta quem o procura, seja pessoalmente, seja por telefone ou e-mail. A primeira opção é sempre a busca da solução consensual, através do diálogo e da demonstração clara da estipulação legal. Em não havendo solução nessa mediação, as demandas são transformadas em processo e seguem a tramitação estabelecida pelas leis de defesa do consumidor, com as eventuais sanções administrativas previstas para o fornecedor que infringir as normas.
          O acesso ao PROCON é gratuito e aberto: orientações, resposta a dúvidas de fornecedores e consumidores e o atendimento a reclamações podem ser dirigidas pelo e-mail procon@pontagrossa.pr.gov.br, pelos telefones 151 e 0800-645-1250, ou ainda pessoalmente, no piso térreo da Prefeitura Municipal de Ponta Grossa, na avenida Visconde de Taunay, 950.


PESQUISAS

PESQUISA DE MATERIAL ESCOLAR 2016

PESQUISA DE PREÇOS - PÁSCOA 2014

PESQUISA DE PREÇOS - PÁSCOA 2013

PESQUISA DE PREÇOS - PÁSCOA 2013 (produtos iguais)

PESQUISA DE PREÇOS DE MATERIAL ESCOLAR EM LOJAS 2013

PESQUISA DE PREÇOS DE MATERIAL ESCOLAR EM MERCADOS 2013

VARIAÇÃO DE PREÇOS DE MATERIAL ESCOLAR 2013

PESQUISA DE PREÇOS PÁSCOA 2012

LISTA MATERIAL ESCOLAR 2012

NOTA ESCLARECIMENTO PLANOS DE SAÚDE

NOTA ESCLARECIMENTO TV CABO

NOTA ESCLARECIMENTO ESTACIONAMENTOS

RANKING DO COMPORTAMENTO DOS FORNECEDORES EM AUDIÊNCIA CONCILIATÓRIA

NOTA DE ESCLARECIMENTO DE PREÇOS

GUIA ORIENTADOR PARA CELÍACOS

PESQUISA DE PREÇOS PÁSCOA 2011

NOTA DE ESCLARECIMENTO PASCOA Nº 01/2011

PESQUISA DE PREÇOS DE MATERIAL ESCOLAR 2011 (PDF) - ATUALIZADO (12/01/2011) 

PESQUISA DE PREÇOS DE MATERIAL ESCOLAR 2011 (XLS) - ATUALIZADO (12/01/2011)

RELATÓRIO ECONÔNICO (Deve ser preenchido e entregue junto com a impugnação ou recurso do processo administrativo)

NOTA DE ESCLARECIMENTO N° 01/2010

MODELO DE REQUERIMENTO TAC (DOC)

MODELO DE REQUERIMENTO TAC (PDF)

PESQUISA DE PREÇOS DE MATERIAL ESCOLAR 2010 (PDF)

INFORMAÇÕES
Endereço: Avenida Visconde de Taunay, 950 - Ronda. CEP: 84051-900
Telefones: Disque 151 ou (42) 3901-1515 / 1516 / 1880 / 2028
Fax: (42) 3901-1519
Atendimento: Segunda-feira à sexta-feira, das 12:00 às 18:00 horas.
Email: procon@pontagrossa.pr.gov.br

Coordenador: Edgar Hampf

 

 

 

Últimas notícias do PROCON

PROCON abre mutirão online para renegociação de dívidas

Pessoas físicas e microempreendedores terão duas semanas para renegociar suas dívidas. A prefeitura de Ponta Grossa, através da Coordenadoria de Orientação e Defesa do Consumidor (PROCON), órgão da Secretaria Municipal de Cidadania e Segurança Pública, com parceria com a Secretaria Nacional de Defesa do Consumidor – SENACON – está promovendo, de hoje até dia 30 de maio, um mutirão online de renegociação de dívidas.

DIA DAS MÃES: Procon pesquisa perfil e hábitos de consumo

Para obter um perfil do comportamento do consumidor, que servirá como ferramenta para o desenvolvimento de um amplo estudo de hábitos de consumo, o Procon de Ponta Grossa está inovando. Através da sua Divisão de Fiscalização e Pesquisa, o Procon de Ponta Grossa abriu uma pesquisa por meio de suas redes sociais para conhecer o perfil do consumidor quanto a sexo, idade, classificação socioeconômica, intenção de compra, bem como aspectos subjetivos como forma de pagamento, estratégia para economizar e diferencial do comércio no momento da escolha do local de compra.

Limite à banda larga é retrocesso, diz Procon

Para o coordenador do Procon Ponta Grossa, Edgar Hampf, a limitação do acesso à banda larga de internet, mediante o estabelecimento de padrões desconexos com o que é hoje praticado é um retrocesso e uma ofensa aos consumidores. “Assim como a Associação Brasileira de Procons, o Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor e diversos outros organismos, também nós precisamos deixar claro que a redução da franquia de acesso à banda larga é uma mudança que só traz benefícios para um dos lados da relação de consumo: justamente o lado mais forte, o do fornecedor”.

Maioria dos preços dos itens de Páscoa é uniforme em Ponta Grossa, mostra Procon

O PROCON de Ponta Grossa desenvolveu, entre os dias 3 e 11 de março, pesquisa em cinco estabelecimentos comerciais da cidade, tradicionais na venda de produtos de páscoa. A finalidade dessa pesquisa, segundo o coordenador do Procon, Edgar Hampf, é auxiliar o consumidor, oferecendo a ele uma referência para suas compras, com os preços relativos a cada produto e especialidade, e seus respectivos revendedores. O coordenador salienta que a pesquisa reflete os preços praticados nos dias da coleta de dados.

tabela_pascoa_2016.pdf - por Ana Ferreira em 15/03/2016 - 18:06:30

DIA DO CONSUMIDOR: Procon defende ação proativa de consumidores

O Procon de Ponta Grossa celebra o Dia Mundial do Consumidor, nesta terça-feira (15), com uma estatística animadora: cerca de 85% das queixas apresentadas ao órgão – que é subordinado à Secretaria Municipal de Cidadania e Segurança Pública – são resolvidas imediatamente ou em prazo bem curto. O coordenador executivo do órgão, Edgar Hampf, afirma que a legislação que estabelece e garante o exercício dos direitos do consumidor, principalmente o Código de Defesa do Consumidor,  tem uma força incrível.

Conselho de Defesa do Consumidor é reativado em Ponta Grossa

Em breve, o PROCON Ponta Grossa, ligado à Secretaria Municipal de Cidadania e Segurança Pública, passará por uma grande reestruturação, partindo da reconfiguração do Conselho Municipal de Defesa do Consumidor (Condecon), que foi reativado e teve sua primeira reunião nesta quinta-feira.

PROCON ALERTA: Não compre gelo a preço de peixe

Já faz tempo que as normas brasileiras proíbem a venda de pescado congelado a granel. Assim, você não deveria encontrar peixe, camarão, moluscos ou quaisquer outros produtos assim à venda, congelados sem embalagem ou com embalagens artesanais. Isso porque é impossível definir, nessa situação, quanto é produto e quanto é água congelada.

Procon orienta consumidores em contratos com imobiliárias

Em função do elevado número de consultas verificado nos últimos dias, diante de circunstâncias bastante específicas – como a cobrança do IPTU – o PROCON está orientando os consumidores que alugam imóveis através de imobiliárias. Segundo o coordenador do Procon de Ponta Grossa, Edgar Hampf, são diversas as consultas sobre procedimentos e cobranças de taxas feitas por imobiliárias aos consumidores/locatários. Em vista disso, e para proteger o interesse do consumidor, o órgão está tornando públicas essas orientações.

MATERIAL ESCOLAR: PROCON aponta diferenças superiores a 300%

Conforme havia anunciado, a Coordenadoria de Proteção e Defesa do Consumidor de Ponta Grossa (PROCON) divulgou nesta quarta-feira pesquisa com os preços de 190 itens de material escolar. Sob a supervisão do coordenador executivo Edgar Hampf, a pesquisa foi desenvolvida pela chefe de Controle Processual, Franciele Nascimento. O Procon, que integra a estrutura da Secretaria Municipal de Cidadania e Segurança Pública, apurou que a maioria dos itens pesquisados tem diferença de até 50% (131 itens).

1301_pesquisa_matescolar_-_final-2016.pdf - por imprensa em 13/01/2016 - 16:49:10

Lei estadual acaba com troco “a menos”

Já está em vigor em todo o Paraná a lei estadual 18.648, de 16 de dezembro de 2015, publicada na edição 9.600 do Diário Oficial do Estado do Paraná, tornando obrigatória a devolução “integral e em espécie” do troco ao consumidor, tanto de bens quanto de serviços, quando o pagamento for feito em dinheiro. Segundo o coordenador executivo do Procon Ponta Grossa, Edgar Hampf, a recomendação do órgão sempre foi nesse sentido.

Procons de todo o país investiga, operadoras de telefonia móvel

Numa ação conjunta inédita, os PROCONS de todo o país instauraram procedimentos para investigar a realização de publicidade enganosa pelas operadoras de telefonia móvel. Historicamente, as empresas de telefonia fixa e móvel vêm ocupando os primeiros lugares nos rankings de reclamações nos órgãos de defesa do consumidor, cujas queixas vão desde cobrança indevida, má prestação de serviços, suspensão indevida do acesso à internet, entre outros.

PROCON: Produtos de Natal têm diferenças de mais de 100%

Durante os dias 26 e 27 de novembro, o Procon de Ponta Grossa , órgão da Secretaria Municipal de Cidadania e Segurança Pública, levantou os preços praticados pelas quatro principais redes de varejo da cidade para produtos típicos do período de Natal. As diferenças encontradas são bastante substanciais. Em alguns casos, ultrapassam 100%, como ocorre com as azeitonas de determinada marca.

0112_pesquisa_natal_procon.pdf - por imprensa em 01/12/2015 - 18:07:43

Previna-se contra fraudes na “Black Friday”, alerta PROCON

Na próxima sexta-feira, acompanhando uma promoção varejista maciça nos Estados Unidos, muitas lojas brasileiras apresentarão descontos numa campanha intitulada “Black Friday” (em tradução literal, “sexta-feira negra”). A orientação do PROCON Ponta Grossa para que o consumidor que pretende aproveitar a data não saia prejudicado é pesquisar os preços dos produtos antecipadamente.

PROCON alerta: embalagens estão sendo modificadas

O PROCON Ponta Grossa, órgão de defesa e orientação do consumidor, que integra a estrutura da Secretaria Municipal de Cidadania e Segurança Pública, faz um alerta aos ponta-grossensses. Segundo o coordenador Edgar Hampf, é comum encontrara nas gôndolas dos supermercados embalagens tradicionais com quantidade menor de produto e, muitas vezes, com o mesmo preço de antes.

Serviços essenciais funcionam normalmente mesmo com feriado

Em virtude da transferência do feriado relativo ao Dia do Funcionário Público (28/10) para a sexta-feira, 30 de outubro e do feriado de Finados, na segunda-feira (02/11), alguns serviços públicos municipais irão funcionar em regime de plantão.
A Praça de Atendimento ficará aberta na sexta-feira, mesmo com o feriado, com plantão exclusivo para a emissão de guias para o pagamento das dívidas com o Município com o desconto de 90% (nos juros e multa de mora) no Programa Permanente de Recuperação Fiscal (PPRF).

Páginas