CAS Central - Prefeito inaugura nova ferramenta da saúde

“Tenho certeza, esse novo espaço vai melhorar enormemente a saúde da população”, afirma o médico Irving Justus, durante a inauguração do novo prédio do Centro de Atenção à Saúde (CAS) Central “Dr. Lauro Justus”, nesta quinta-feira (25). A solenidade, presidida pelo prefeito Pedro Wosgrau Filho, reuniu autoridades, entre as quais vereadores e secretários municipais, além da família do homenageado, o médico obstetra Lauro Justus.

.
     O novo prédio fica ao lado do Hospital Municipal Amadeu Puppi, onde antes funcionava o Centro Especializado Odontológico (CEO), e foi reformado para atender à população com uma estrutura adequada e com mais conforto. O secretário municipal de Saúde, Winston Bastos, destacou que esse novo prédio é resultado do empenho de todos os secretários municipais e, principalmente, do prefeito. “Esta é uma bela e muito bem estruturada unidade de atendimento para que a população que procurar pela saúde municipal tenha um local em condições sanitárias adequadas e de modo exemplar”, ressalta Bastos.
     O prefeito salientou que os investimentos na saúde em Ponta Grossa não param. “Estamos informatizando o centro de diagnóstico por imagem do Hospital Municipal Amadeu Puppi e para o próximo ano a população já poderá contar com a Unidade de Pronto-Atendimento (UPA), no núcleo Santa Paula, e mais duas novas Unidades Básicas de Saúde, uma no Parque Nossa Senhora das Graças e outra no Parque dos Sabiás. Dessa forma vamos agilizar os atendimentos de saúde na cidade”, revela Wosgrau.
Com uma estrutura moderna, em 484 metros quadrados, o novo CAS tem uma ampla recepção, seis consultórios, quatro leitos de observação, salas de observação masculino e feminino, sala de coleta, sala de curativo, ambientes de apoio e sanitários comuns e adaptados para portadores de necessidades especiais.
     Este é o quarto CAS implantado em Ponta Grossa, as outras três unidades estão localizadas próximas aos terminais de Oficinas, de Uvaranas e de Nova Rússia.

(Box)
Dr. Lauro Justus
     Com especialização em Cirurgia Geral e Ginecologia e Obstetrícia, o ponta-grossense Lauro Justus formou-se em medicina pela Universidade de São Paulo (USP), em 1942. Foi idealizador e fundador da Maternidade Santana, inaugurada em 1954. Desde então, nasceram mais de 100 mil crianças na maternidade. Por sua competência e vocação, o médico era reconhecido nacionalmente e internacionalmente.