Prefeitura realiza minicenso educacional amanhã

Com objetivo de captar dados relativos à escolaridade da população ponta-grossense, a Prefeitura de Ponta Grossa, através da Secretaria Municipal de Educação, promove neste sábado (22) o mini-censo educacional. Os trabalhos terão base na Escola Municipal Zilá Bernadete Bach e estarão concentrados em 29 ruas do Jardim Dom Bosco e do Contorno.
A comunidade da região receberá a visita de funcionários da SME, soldados do Exército Nacional e estagiários da UEPG para levantamento de informações. Os moradores respondem a um questionário e fornecem informações como nome, escolaridade, se tem emprego, se o trabalho é formal ou informal, se existe alguém com algum tipo de deficiência na família, qual a natureza da deficiência, por que motivo deixou de freqüentar escola, sobre o desempenho da escola municipal e quais atividades as crianças praticam quando estão em período contrário ao que freqüentam escola.
O trabalho de levantamento dos dados conta com o apoio de 30 soldados do Exército, que visitam todas as casas das áreas delimitadas para cada etapa, sempre acompanhados pela secretária Zélia Marochi, titular da pasta de Educação, e professores da rede municipal de ensino.
O minicenso é uma ferramenta de diagnóstico eficaz para o planejamento municipal nas ações educacionais em todos os segmentos: Educação Básica, Ensino Técnico e Ensino Superior. Alem disso, é uma forma de identificação personalizada sobre a real situação da população do município com relação à escolarização, identificando as demandas existentes que possibilitam planejar o atendimento às necessidades futuras da sociedade.