Colocação de meio-fio é agilizada com nova máquina

A pavimentação comunitária conta agora com um reforço na fabricação e colocação do meio fio, a máquina extrusora. Adquirida pela Companhia Pontagrossense de Serviços (CPS), a máquina foi usada pela primeira vez nesta quinta-feira, 19, no Jardim Itália. De acordo com o presidente da CPS, Manoel Osório Taques, o caminhão trás o concreto usinado e a máquina fabrica e coloca o meio-fio na hora. “O prefeito Pedro Wosgrau Filho determinou a compra dessa máquina para a melhoria das obras. Agora conseguimos concluir a pavimentação com 100 por cento de acabamento, um grande benefício para os moradores”, revela Manoel.

Segundo o presidente, agora a CPS terá duas frentes de trabalho de pavimentação, uma com a colocação manual de meio-fio e outra com a máquina. “São necessários 25 homens trabalhando na colocação manual de meio-fio. Já com a máquina a equipe cai para sete integrantes, assim conseguimos aumentar a produção em três vezes”, ressalta.         A máquina, que custou cerca de R$30 mil, tem capacidade para colocar de 360 a 400 metros de meio-fio a cada oito horas, cerca de 3 quadras por dia de trabalho. Manoel informa, ainda, que o tempo de secagem do concreto é de 3 horas. “Outra vantagem dessa aquisição é que, dependendo da forma usada, ainda temos a possibilidade de fazer o meio-fio rebaixado”, afirma Manoel.         O presidente acrescenta que o plano de pavimentação comunitária voltou a ser vendido completo, com a colocação de meio-fio, a partir da região 5, que inclui Madureira, Palmeirinha, Parque Nossa Senhora das Graças onde já está sendo feita a pavimentação que vai atingir 128 quadras. “Estamos trabalhando as vendas do plano comunitário na Ronda e na Vila Liane. A colocação do meio-fio já está incluída no orçamento nessa e nas próximas vendas”, conclui Manoel. Ele reforça, ainda a importância da  parceria com a Secretaria Municipal de Obras e Serviços Públicos, chefiada pelo engenheiro Celso SantAnna, na execução dos planos de pavimentação comunitária.