Prefeitura reúne feirantes para traçar conjuntamente estratégias de melhorias nas feiras do produtor

|Por Andressa Zaffalon
 
A Secretaria Municipal de Agricultura, Pecuária e Abastecimento da Prefeitura de Ponta Grossa (SMAPA) se reuniu com a diretoria da Associação dos Produtores Hortifrutigranjeiros de Ponta Grossa nesta segunda-feira (29) para traçar estratégias de funcionamento das feiras do produtor. No encontro foram discutidas questões que permeiam as atividades dos feirantes atualmente, como o horário de funcionamento das feiras, a qualidade de produção, melhorias para a ampliação do espaço público, oportunidades de crescimento durante a pandemia e a importância do cooperativismo.
 
Para a efetivação do planejamento estratégico, uma análise SWOT foi desenvolvida durante a reunião, buscando mapear pontos positivos, negativos, oportunidades e ameaças das feiras do produtor.
 
“Nós da secretaria temos a visão de que o diálogo é necessário para chegar a um consenso e conseguir mapear oportunidades de aperfeiçoar os trabalhos realizados. Como uma gestão democrática, queremos ouvir os nossos feirantes para entender o dia a dia de quem atua nas feiras, por isso optamos por realizar a metodologia da análise SWOT. Nada melhor do que conversar com quem tem experiência para podermos elaborar estratégias para este ano e a longo prazo”, destaca o secretário da SMAPA, Bruno Costa.
 
Além da reunião desta segunda-feira, uma seguinte foi programada para a próxima semana. O objetivo do próximo encontro é pensar conjuntamente em soluções para os problemas detectados e em como colocar em prática algumas oportunidades mensuradas.
 
Para o presidente da Associação dos Produtores Hortifrutigranjeiros, Romualdo Siuta, o bate-papo foi válido e os pontos debatidos serão discutidos também entre os associados para que haja uma maior participação da comunidade. “Sabemos que nem todas as oportunidades que traçamos serão executadas, mas o que for construído de melhor ao longo desses anos já será proveitoso. Achei interessante o fato de a Prefeitura dar a oportunidade para que os feirantes também possam expor seus anseios e preocupações e ouvir as nossas demandas”, afirma Romualdo.
 
Atualmente, cerca de 70 feirantes são cadastrados na SMAPA. Confira abaixo o calendário das feiras:
 
- Terça-feira: das 9h30 às 17h30 na praça da Igreja Santo Antônio, no Jardim Carvalho
- Quarta-feira: das 13h30 às 19h, na rua Benjamin Constant, no estacionamento do Restaurante Popular
- Quinta-feira: das 14h às 19h, na praça Tancredo Neves, no Santa Paula
- Sábado: das 7h às 13h, na rua Benjamin Constant, no estacionamento do Restaurante Popular