UTFPR e UEPG formalizam participação na Feira Paraná com palestras técnicas e apoio dos estudantes

Por Gustavo Ban
 
Alunos que participarem dos eventos receberão certificados de quatro horas extracurriculares. As atividades são abertas a estudantes de todas as instituições de ensino

 
Durante a terça-feira (15), o secretário de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (SMAPA), Bruno Costa, se reuniu com representantes da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) e da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) para alinhar a participação das instituições de ensino com palestras técnicas e apoio dos estudantes na Feira Paraná/Efapi, maior evento agropecuário do Estado que acontece de 18 a 27 de setembro em Ponta Grossa.

De acordo com Costa, em ambas as universidades os estudantes serão convidados para participação do ciclo de palestras sobre o mundo agropecuário, inovação e tecnologia que a Feira Paraná/Efapi ofertará no Pavilhão Agrotech, e que irá certificar com quatro horas extracurriculares os alunos participantes. As inscrições para as palestras deverão ser realizadas previamente na plataforma Sympla, mesmo local em que os certificados serão disponibilizados. As palestras são abertas a estudantes de todas as instituições de ensino.

Além disso, informou o secretário da SMAPA, a UEPG participará das feiras através do Congresso Agropecuário, Industrial e Tecnológico do Paraná (CONAITEC), com a apresentação de trabalhos científicos e de inovação, e a UTFPR apresentará no Pavilhão Agrotech pesquisas relacionadas à inovação, como o Projeto de Biogás; a UTFalcon Aerodesign, programa que tem como objetivo projetar, construir, testar e voar um avião cargueiro rádio controlado, e o projeto que atua no desenvolvimento de carros elétricos. Na quinta-feira (23), às 19h, a UTFPR realizará ainda uma palestra sobre a aplicação do biogás para fins energéticos.

“Sabemos da necessidade e do interesse das instituições de ensino de Ponta Grossa em cada vez mais trazer para seus estudantes novos conhecimentos. Pensando nisso, a Feira Paraná possuirá um espaço dedicado especificamente para isso, que além de ampliar o aprendizado dos estudantes com palestras técnicas e de inovação com especialista de todo o Brasil, oportunizará a complementação das horas extracurriculares para todos os participantes”, explicou Bruno Costa.

Participaram da reunião o Diretor Geral em exercício da UTFPR, professor Lourival Aparecido de Góis, o assessor de Relação Empresarias e Comunitárias, Nelson Canabarro e professores de Engenharia de Produção, além do chefe de Gabinete da Reitoria da UEPG, Rauli Gross Júnior, o diretor da Agência de Inovação e Propriedade Intelectual, Miguel Archanjo de Freitas Júnior e a administradora da Fazenda Escola da instituição, Maria Marta Loddi.