Ponta Grossa poderá ofertar voos a Foz do Iguaçu

Por Gustavo Ban
 
Municípios assinaram hoje (18) documento solicitando a oferta de linha aérea entre aeroportos
 

A Prefeitura Municipal de Ponta Grossa, através da Secretaria de Indústria, Comércio e Qualificação Profissional (SMICQP), assinou na manhã desta terça-feira (18), uma carta de intenção de voos com o município de Foz de Iguaçu. O documento assinado pelas duas cidades será apresentando pelo prefeito Marcelo Rangel, pelo secretário de Estado da Infraestrutura e Logística, Sandro Alex e pelo secretário da SMICQP, José Loureiro, a presidência da companhia aérea que opera no Aeroporto Municipal Comandante Antônio Amilton Beraldo, para estudo de viabilidade.

“Em pesquisas realizadas com os passageiros que frequentam o nosso aeroporto descobrimos que o destino mais requisitado é Foz do Iguaçu”, afirmou o superintendente do Aeroporto Sant’Ana, Victor Oliveira. O aeródromo atende os 23 municípios dos Campos Gerais e nos cincos primeiros meses deste ano recebeu cerca de 20 mil passageiros, um aumento de 18,61% em relação ao mesmo período do ano passado.

No documento assinado hoje (18) pelo prefeito de Foz do Iguaçu, Francisco Lacerda Brasileiro, os municípios solicitam à Azul Linhas Aéreas a análise da possibilidade de inclusão de pousos e decolagens entre os municípios de Ponta Grossa e Foz de Iguaçu. Além de reforçar a demanda dos usuários, a carta ressalta que a oferta de voos facilitará as conexões com outros destinos igualmente importantes, e que fazem parte da rotina de trabalho de empresários, além de fomentar, em ambas as municipalidades, benefícios no turismo e na economia local.

A implantação da linha aérea Ponta Grossa-Foz do Iguaçu faz parte do plano de expansão do Aeroporto Sant'Ana proposto pelo prefeito Marcelo Rangel. Em maio, o gestor municipal se reuniu com representantes da Organização da Aviação Civil Internacional (ICAO), da Secretaria de Aviação Civil (SAC) e da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) para a condução de operações de aeronaves maiores no município.

"Ponta Grossa é um polo industrial que está em crescente ampliação e a utilização do potencial do Aeroporto Sant'Ana é benéfico diretamente para os ponta-grossenses que utilizam os serviços aéreos, como também para a expansão do município, que beneficia indiretamente todo mundo”, afirmou Rangel.

De acordo com o secretário da SMICQP, José Loureiro, a intenção é que já no próximo mês a carta de intenção seja apresentada a presidência da Azul Linhas Aéreas. “A implantação da linha aérea com Foz de Iguaçu é estratégica e de grande importância para expansão das relações com outros estados e países e para o crescimento de Ponta Grossa. O objetivo da nossa Secretaria é justamente esse, ampliar a oferta de pousos e decolagens no Aeroporto Sant’Ana para acompanhar essa demanda de voos”, informou. De acordo com Loureiro, a Prefeitura Municipal e a Secretaria de Indústria, Comércio e Qualificação Profissional estudam ainda a ampliação de voos com a possibilidade de pousos e decolagens entre Ponta Grossa e Porto Alegre.