Alunos da Escola Prof Zair Santos Nascimento desenvolvem aprendizado sobre o trânsito

Escola municipal participou da campanha ‘Maio Amarelo’ e desenvolveu o tema ‘trânsito’ com os alunos

A Escola Municipal Professora Zair Santos Nascimento, no Jardim Los Angeles, foi palco da reestreia do projeto “Escolinha de Trânsito”, realizado pela Autarquia Municipal de Trânsito e Transportes (AMTT). Além de fazer parte da programação do Maio Amarelo, a ação está inserida em uma série de atividades desenvolvida com os alunos do 2º ano.

As crianças, desde o início do mês de maio, têm trabalhado a campanha de paz no trânsito com passeatas, atividades em sala de aula e também blitze educativas no trânsito, entregando folders informativos aos motoristas. Segundo a pedagoga Thamara Valentina Pina, a localidade precisa estar atenta à sua principal via, que possui alto tráfego de veículos. "É ensinando as crianças, que no futuro teremos bons motoristas”, declara a pedagoga, que acredita que o ensino lúdico é uma forma prazerosa de aprendizagem.

A coordenação de educação no trânsito da AMTT esteve presente na blitz educativa realizada nos dias 02 e 03 de maio, onde os alunos reforçaram aos motoristas os cuidados básicos de condução no trânsito. Para dar continuidade ao aprendizado dos alunos, a Escolinha de Trânsito orientou sobre o comportamento do pedestre na rua. No mês de maio é  comemorado o Maio Amarelo, mês de campanha pela redução de acidentes e pela atenção no trânsito.

A equipe é itinerante e se desloca até as escolas, realizando atividades sobre atitude e condução no trânsito e também com uma peça teatral, com personagens como a “Morte”. Para a coordenadora do projeto, Jocelei Aparecida Kingeski, é importante não só ensinar as crianças sobre como os motoristas devem se portar no trânsito, mas ensinar como elas, enquanto pedestres, devem agir. “Agora estamos aqui para cobrar o comportamento correto dos alunos no trânsito, enquanto pedestres”, expõe a coordenadora.

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS) e a Associação Brasileira de Medicina de Tráfego (Abramet) quatro crianças por dia são vítimas fatais no trânsito do Brasil. Por isso a docente do curso de reciclagem da Ciretran, Débora Meyer Levy, se fez presente para conscientizar sobre a segurança e posição das crianças no trânsito. Ela também falou sobre como elas podem influenciar os pais para sejam motoristas mais conscientes e para que pensem na segurança das crianças . “A criança é um fiscal que cobra dos pais a conduta certa no trânsito”, afirma a docente e representante da Ciretran. Estiveram presentes também no evento os representantes da Secretaria Municipal de Educação, Secretaria Municipal de Sáude, Viação Campos Gerais, Polícia RodoFerroviária e Polícia Militar.

SERVIÇO:
Para agendar a visita da Escolinha de Trânsito: 42) 3220-1035 - ramal 2017 ou pelo e-mail: deptran.pg@hotmail.com.