SMCSP: Guarda Municipal de Ponta Grossa é a primeira do Brasil a assumir a segurança e fiscalização de um Aeroporto

por Josué Teixeira 

Convênio firmado entre a Prefeitura e a Polícia Federal qualifica e amplia funções da Guarda Municipal no Aeroporto Sant`Anna.
 
 
A Prefeitura de Ponta Grossa, através da Secretaria Municipal de Cidadania e Segurança Pública (SMCSP) ampliará, nas próximas semanas, a atuação da Guarda Municipal (GM) no Aeroporto Sant`Anna.  A iniciativa, inédita no país, foi formalizada na manhã de hoje (06)  durante a assinatura de um termo de anuência entre o município e a  Polícia Federal (PF) e que concede à Guarda Municipal a autorização para o  desempenho de funções relacionadas não só de segurança, mas também a fiscalização do Aeroporto.
Durante a cerimônia, o prefeito Marcelo Rangel destacou a importância da ação para o reconhecimento e fortalecimento da Guarda Municipal. “Esse é um importante documento que, acima de tudo, é de reconhecimento pelo trabalho desenvolvido pela Guarda Municipal, que tem se destacado nesses últimos anos”, declarou Rangel. “Hoje, a Guarda Municipal assume mais essa responsabilidade, o que faz com que nos tenhamos uma dedicação ainda maior aos nossos trabalhos e no fortalecimento da segurança pública na cidade como um todo”, completou Rangel.  
De acordo com o secretário da SMCSP, Ary Lovato, a autorização permitirá a realização de inspeções e busca pessoal,  além do auxílio em situações de crise e emergência e  a atuação de embarque de passageiros armados e despacho de armas de fogo e munições.  “Em nenhum aeroporto do Brasil isso acontece, o primeiro será aqui na cidade. Com  isso, após a conclusão de um treinamento específico,  a Guarda Municipal vai fazer o atendimento em todo o aeroporto, inclusive no embarque e desembarque de produtos perigosos, armamentos, revista em bagagens, etc, exatamente como a PF executa os trabalhos nos outros  aeroportos”, explicou Lovato.
Segundo o superintende da Polícia Federal no Paraná,   Luciano Flores de Lima, a atuação da GM no aeroporto deverá servir, inclusive como exemplo para outros aeroportos do estado. “A Guarda Municipal de Ponta grossa é um exemplo, pelo que temos visto aqui, em termos de atuação, de se manter com o treinamento em dia. Acho que é merecida essa conquista que certamente vai servir de exemplo até pra outros aeroportos do estado do Paraná”, frisou.