Aeroporto Sant’Ana registra movimentação de mais de 3,6 mil passageiros em janeiro

Por Millena Sartori

Em relação ao mesmo período do ano passado, o número de aeronaves também subiu

O Aeroporto Municipal Comandante Antonio Amilton Beraldo – também conhecido por Aeroporto Sant’Ana – divulgou nessa quarta-feira (6) o seu balanço referente ao último mês. Enquanto o total de embarques e desembarques ficou fechado em 3.646 passageiros, foram feitos 1.258 pousos e decolagens de aeronaves no “PGZ”.

Em comparação a janeiro do ano passado a movimentação de aeronaves triplicou, enquanto o número total de passageiros teve alta de 82%. O maior crescimento foi registrado na categoria aeroclube: de 234 pousos e decolagens realizados em janeiro de 2018 o total cresceu para 994 no primeiro mês deste ano, saltando de 476 embarques e desembarques para 1988. A modalidade geral, que inclui voos executivos e os serviços aeromédico e policial, totalizou 271 passageiros em 238 voos.

Já a aviação comercial, operada pela empresa Azul linhas aéreas, contou com 1387 passageiros, que viajaram de Ponta Grossa a Campinas e vice-versa em 26 voos. Para fevereiro os horários foram alterados, e agora estão sendo ofertadas viagens nos domingos segundas, quartas, e sextas-feiras, chegando em Ponta Grossa às 10 horas e partindo ao estado de São Paulo às 10h40.

A expectativa, segundo o superintendente do aeroporto, Victor Hugo de Oliveira, é oferecer voos diários ainda neste semestre. “Desde o ano passado estamos buscando a liberação para operar com instrumentos, o que fornecerá mais segurança em condições climáticas adversas. Para isso precisamos de uma certificação que depende do governo federal [IFR]; com ela temos a possibilidade até de ofertar dois voos por dia, de manhã e de noite, e ampliar os destinos, como criar linhas para Foz do Iguaçu e Porto Alegre, por exemplo, que são cidades que temos grande demanda de passageiros”, explica Oliveira.