CAS Uvaranas completa um mês de funcionamento

O CAS Uvaranas – Centro de Atenção à Saúde “Dr. Luiz Conrado Mansani” – está completando hoje (12) um mês de funcionamento. Nesse período, foram realizadas 2,6 mil consultas e 180 atendimentos de enfermagem. Além disso, a farmácia atendeu 1,6 mil pessoas. O prefeito Pedro Wosgrau Filho ressalta que o compromisso de melhorar a saúde está sendo cumprido. “Estamos trabalhando com esse objetivo, a fim de possibilitar um atendimento digno e cada vez melhor à população”, afirma.Para Edson Alves, superintendente da Secretaria Municipal de Saúde, o CAS de Uvaranas já está trazendo ótimos resultados. “Estamos no caminho certo, oferecendo mais uma opção de atendimento à população”, enfatiza. Alves lembra que os números atuais ainda estão longe das seis mil consultas mensais previstas pela administração municipal, “mas essa continua sendo nossa expectativa para o futuro”, comenta o superintendente. Conforme os dados da Secretaria Municipal de Saúde, a maioria dos pacientes atendidos no CAS Uvaranas, nesse primeiro mês de funcionamento, veio do núcleo Tarobá, vila Borsato, vila Claudionora, vila Rubini e núcleo Rio Verde. Já na Unidade de Saúde de Apoio (USA), na Nova Rússia, o atendimento no mesmo período foi de mais de 3,5 mil pessoas. Por isso, a expectativa da administração é que o número de atendimentos aumente de forma gradativa no CAS.CASAlém do CAS de Uvaranas, a Prefeitura inaugurou o CAS Oficinas, no dia 29 de fevereiro. Na seqüência, será inaugurado o CAS Nova Rússia. Os CAS são unidades de apoio, destinadas a atender a demanda reprimida das unidades básicas de saúde, melhorando a atenção à saúde. Nos CAS são oferecidas consultas nas áreas de clínica geral, pediatria, ginecologia e obstetrícia. Também são realizados procedimentos e ações básicas de enfermagem como curativos e inalação. Contam ainda com leitos de observação e uma farmácia básica, onde são fornecidos medicamentos via apresentação da receita emitida por médicos da rede municipal de saúde.Segundo Alves, no sistema de saúde do município, os CAS são unidades de referência para as unidades básicas de saúde e para as unidades do Programa Saúde da Família. Ele alerta para que a população utilize o CAS para consultas emergenciais ou em horários em que as unidades não estejam funcionando. “As consultas devem continuar sendo agendadas nas unidades de saúde, pois os CAS são unidades de apoio”, reforça. O horário de funcionamento dos CAS é das 10 às 19 horas, de segunda à sexta-feira, e das 10 às 16 horas, aos sábados.Por meio de uma parceria com a Prefeitura, o CAS Uvaranas é administrado pela Universidade Estadual de Ponta Grossa e o CAS Oficinas e a USA pelo Centro de Ensino Superior dos Campos Gerais (Cescage), através dos cursos de saúde dessas instituições.