Edital para atividades de cultura popular em bairros recebe inscrições até a próxima semana

Por: Luana Caroline Nascimento

A Prefeitura de Ponta Grossa, por meio da Fundação Municipal de Cultura, e o Conselho Municipal de Política Cultural abriram o edital 'Circuito de Cultura Periférica Cooperativa Cultural’ visando realizar atividades de cultura popular em locais estratégicos de bairros e distritos de Ponta Grossa durante o ano de 2018. As inscrições de propostas estão abertas até o dia 23 de maio, exclusivamente pelo site www.pontagrossa.pr.gov.br/cultura.
     Podem se inscrevem maiores de 18 anos que residem em Ponta Grossa. Serão selecionados 10 projetos de realização de atividades culturais, incluindo oficina, curso, apresentação, roda de conversa, exposição ou outros formatos que se adequem ao edital. Cada proposta deve contemplar 10 comunidades periféricas (sendo que ao menos uma das atividades deve ser realizada em algum distrito do município), em locais como escolas, associações de moradores, clubes, salões paroquiais, centros de assistência, centros culturais, espaços recreativos, entidades ou sedes de projetos e movimentos sociais. Os projetos devem privilegiar as artes populares, como escolas de samba, capoeira, hip-hop (rap, grafite e dança de rua), saberes populares e artesanato. O intuito do presente prêmio é a ampliação do acesso territorial à cultura no município, o estímulo ao contato com manifestações da cultura popular brasileira, paranaense e regional, e a valorização de agentes e intermediários locais da cultura popular.
     Serão distribuídas dez bolsas no valor de R$ 3.300,00 cada. Os aprovados terão até o dia 28 de agosto para comprovar as atividades realizadas. Cada atividade deve ter, pelo menos, 20 pessoas na plateia com duração de uma a duas horas. Os projetos serão avaliados pelos critérios de qualificação do proponente, pertinência da proposta e viabilidade da proposta e execução. O resultado será divulgado até o dia 20 de junho. O edital completo está disponível no site www.pontagrossa.pr.gov.br/cultura. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone 3222-3219.