Ópera recebe espetáculo sobre a guerra no Festival de Teatro e Circo

Por: Luana Caroline Nascimento

Nesta quinta-feira, 12, o grupo ponta-grossense aCorteSeco apresenta a peça ‘A Via Láctea’, dentro da programação do Festival Teatro e Circo em Festa. O drama inédito é a penúltima atração do festival e será apresentado no palco B do Cine-Teatro Ópera. Os ingressos custam R$ 30 (inteira) e R$ 15 (meia entrada). O festival é uma realização da Fundação Municipal de Cultura e SESC.
Com texto e encenação de Fernando Meira, a peça mostra um cenário devastado pela guerra, com um homem e uma mulher na busca de sensações habitáveis entre escombros. A duração é de 40 minutos, com classificação indicativa de 12 anos.
     Na quinta-feira, 12, das 14h às 18h, a atriz curitibana Nena Ioune ministrará a Oficina Livre de Teatro, no auditório do SESC. Não há custo para participar da oficina e quem tiver interesse deve se inscrever pelo site www.pontagrossa.pr.gov.br/cultura, pois as vagas são limitadas. Na oficina será tratado sobre a reflexão constante e pertinente sobre nossas histórias pessoais em contexto social e como abordá-la no teatro. Serão quatro horas de oficina com direito a certificado.
     O Festival Teatro e Circo em Festa segue até sexta-feira, 13, com a peça ‘Para Não Morrer’, do grupo Espaço Cênico, de Curitiba. O espetáculo, um monólogo encenado por Nena Inoue, traz à cena histórias reais que abordam temáticas femininas e feministas atreladas a questões políticas, especialmente da América Latina. A peça apresenta uma mulher que fala e com ela, junto dela, muitas outras. A peça tem entrada gratuita (ingressos antecipados podem ser retirados na unidade do SESC) e a classificação é de 14 anos.
     Nena, que recebeu o Troféu Gralha Azul de Melhor Atriz por este espetáculo em 2017, afirma que a união com a produção local é fundamental para o aprendizado coletivo. “Nós aprendemos quando paramos para assistir ao outro. É fundamental que se fomente a cultura local e, para isso, é preciso a troca com grupos que são referências”, afirma. A atriz completa que os festivais também exercitam a criação de público e a formação de plateia. A apresentação será às 20h, no Cine-Teatro Ópera.
     O Festival Teatro e Circo em Festa é uma realização da Prefeitura de Ponta Grossa, por meio da Fundação Municipal de Cultura, e da Fecomércio SESC Paraná – unidade Ponta Grossa, por meio do programa SESC Encena. Conta com o patrocínio do Botequim da Original e Garimpo 1926, e apoio do Centro Cultural Teatro Guaíra, Secretaria de Estado da Cultura e Associação do Circo e Teatro Organizado de Ponta Grossa (ACTO), além da promoção da RPC.