DESTAQUE: Coral de alunos das escolas municipais é recebido em programa da Rede Massa

Rodrigo K. Silva
Fotos: Vanderson Padilha

Grupo de 12 alunos da Escola Municipal Humberto Cordeiro representou as crianças das 84 escolas municipais. Neste fim de ano, 568 alunos realizam as cantatas natalinas no Complexo Ambiental, Calçadão e Vicente Machado.

Doze “anjinhos” do coral da Escola Municipal Humberto Cordeiro representaram os alunos de todas as 84 escolas de Ponta Grossa nesta sexta-feira, no Programa Destaque, da Rede Massa. Eles foram convidados para cantar algumas das canções de seu repertório natalino, que está em execução no Natal em Família, dentro da programação das festividades de fim de ano organizada pela Prefeitura de Ponta Grossa. O grupo foi recebido pela apresentadora Gisele Alonso.

“Eu digo sempre que cantar faz bem à nossa alma. E no Natal, fica tudo ainda mais especial”, disse a apresentadora. A cantata das crianças segue até este sábado, dia 23 de dezembro, a partir das 19 horas. Os 568 alunos de 17 escolas se revezam nas cantatas, que ocorrem no palco principal do Complexo Ambiental, no Calçadão da Rua Coronel Cláudio e Avenida Vicente Machado, em vários  pontos do comércio local, em uma parceria com o Sindicato dos Lojistas de Ponta Grossa (Sindilojas) e a Secretaria Municipal de Educação. O convite para a participação das crianças no Destaque foi das produtoras do programa, as jornalistas Rafaela Serrato e Gisele Barão.

A coordenadora dos corais, professora Elizabeth Alves, conta que as cantatas de Natal são muito esperadas pelas crianças. “É uma expectativa em todos os anos, pois é uma tradição a presença dos corais das escolas municipais nos espaços públicos, mostrando os resultados de todo o trabalho pedagógico de musicalização realizado pela Secretaria de Educação junto aos alunos”, diz a professora.

Além da presença do coral, o programa teve a participação do médico psiquiatra Alexandre Serafim. Ele destacou o importante papel da fantasia do Natal e do coral no processo de amadurecimento das crianças. “O pensamento mágico, lúdico, é muito importante para o desenvolvimento das crianças. A fantasia, de maneira geral, nos protege do sofrimento. Com o passar dos anos, a criança vai ressignificando tudo isso, de maneira a amadurecer na vida adulta. E o Natal também tem a sua importância nisso, pois ele estabelece vínculos entre as pessoas”, observa o médico.

Para a mãe da cantora Natália, Maísa Cristina Cereijo, a musicalização ajudou no aprendizado e ativou os sonhos da filha em ser uma profissional. “Ela era muito mais tímida e, hoje, até disputou o Festival de Talentos da Prefeitura, na categoria solo. A música melhorou o desenvolvimento dela. Em casa, ela chega cantando e faz isso sempre”, conta a mãe.

Convite

Programação Natal em Família:

Diariamente até o dia 23/12

19h – Complexo Ambiental