Guarda Municipal recebe medalha de honra por serviços prestados

por Josué Teixeira
 
Coordenador da Defesa Civil e ex-comandante da Guarda Municipal, Alessandro de Macedo, foi condecorado com a “Medalha de Honra ao Mérito das Guardas Municipais do Brasil”, concedida pela Associação Brasileira de Forças Internacionais de Paz (ABFIP).
 
 
A Guarda Municipal de Ponta Grossa recebeu, na última semana, mais uma homenagem pelos serviços prestados. Dessa vez, o coordenador geral da Defesa Civil e ex-comandante da Guarda Municipal, Alessandro de Macedo, foi laureado, em cerimônia realizada em Curitiba, pela trajetória no comando e pelos serviços prestados junto à comunidade de Ponta Grossa nos cerca de 10 anos à frente da instituição. A iniciativa, promovida pela Associação Brasileira de Forças Internacionais de Paz (ABFIP), realizada em comemoração aos 31 anos da criação da Guarda Civil Metropolitana de São Paulo – a primeira instituição de guardas civis do país – homenageou, na oportunidade três guardas municipais do Brasil, entre eles, Macedo, com a entrega da “Medalha de Honra ao Mérito das Guardas Municipais do Brasil”. Segundo a ABFIP, “a medalha se destina a condecorar os componentes das diversas Guardas Civis do Brasil, assim como personalidades civis e militares, bem como instituições públicas ou privadas, que tenham prestado relevantes serviços às guardas civis municipais, à ABFIP (Associação Brasileira das Forças Internacionais de Paz), às forças armadas, às forças de segurança estaduais e a Sociedade Brasileira em geral,  contribuindo desta forma para a causa da Segurança Pública e Proteção Comunitária e Preventiva no âmbito dos municípios”.
“Foi muito emocionante e um grande orgulho receber essa condecoração que agora passa a integrar as homenagens concedidas à Secretaria Municipal de Cidadania e Segurança Pública (SMCSP)”, declara o coordenador da Defesa Civil, Alessandro de Macedo.  Segundo ele, a homenagem não levou em consideração somente o tempo de serviço, mas também o crescimento da Guarda Municipal de Ponta Grossa. “Através de um levantamento, foi constatado que, no estado do Paraná, a Guarda Municipal de Ponta Grossa foi uma das que mais cresceu e, felizmente, fui o comandante com maior tempo de exercício no posto, entre a posição de subcomandante e comandante. Nesse processo, a criação da SMCSP foi decisiva para o fortalecimento da instituição, de forma que passamos a ganhar cada vez mais o respeito da população e das outras forças de segurança. Tenho muito orgulho de fazer parte dessa história e dessa instituição e poder perceber o potencial que ela tem devido ao trabalho intenso de todos”, completa Macedo.
O secretário da pasta de Cidadania e Segurança Pública, Ary Lovato, ressalta o trabalho desempenhado pela Guarda Municipal nos últimos anos e considera a homenagem uma celebração ao empenho de todo o efetivo da instituição. “Recebemos a notícia dessa com grande orgulho, pois demonstra o quanto temos guardas municipais valorosos na nossa equipe. O Macedo conseguiu realizar um grande feito, pois em qualquer corporação, as trocas de comando são frequentes, então 10 anos no cargo é uma situação realmente excepcional ”, conclui Lovato.
 
Trajetória
 

Incorporado à Guarda Municipal em 2004, Alessandro de Macedo  assumiu o comando interino da instituição em 2008, passando a função efetiva em 2009, e ficando no posto até 2017, quando passou para a coordenação da Defesa Civil de Ponta Grossa, órgão subordinado à Secretaria Municipal de Cidadania e Segurança Pública (SMCSP).
 
Histórico da Guarda Municipal
 

Criada em 2003, a Guarda Municipal de Ponta Grossa integrou a Autarquia Municipal de Trânsito e Transporte (AMTT) até  2012, quando a instituição passou a compor a Secretaria Municipal de Cidadania e Segurança Pública (SMCSP), coordenada pelo secretário Ary Fernando Guimarães Lovato. Atualmente, a Guarda Municipal conta com um efetivo de 260 guardas municipais e cerca de 40 viaturas. Aliada ao setor de tecnologia, responsável pela Central de Monitoramento, a instituição têm contribuído para o fortalecimento das forças de segurança de Ponta Grossa.